Notícias

Notícias da Câmara



Audiência pública vai debater políticas públicas sobre autismo em Sumaré

Visualize fotos

Convocada pelo vereador Rudinei Lobo, reunião será realizada no dia 15 de junho, às 18h, no plenário da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sumaré vai debater as políticas públicas sobre autismo no município. Convocada pelo vereador Rudinei Lobo (PL), a reunião será realizada no dia 15 de junho, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Sumaré (Travessa 1º Centenário, 32, Centro). É esperada a participação de familiares de pessoas com autismo, representantes de entidades assistenciais, integrantes do Poder Público e a sociedade em geral.

"É um momento oportuno para discutir essa pauta e melhorar a vida das pessoas com autismo que vivem em Sumaré. Aqui temos muitas famílias que passam por essa situação e existem várias entidades que fazem um trabalho excepcional. Precisamos avançar com esse tema e, enquanto Poder Público, fazer a nossa parte na busca de boas políticas públicas sobre o autismo", afirma Rudinei.

O vereador Rudinei Lobo é autor do projeto que deu origem à Lei Municipal nº 6.447/2020, que institui a Política Municipal de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Sumaré. A lei foi criada para garantir a plena efetivação dos direitos fundamentais decorrentes da Constituição Federal e em cumprimento à Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Também são de autoria do parlamentar a lei que cria a Carteira de Identificação do Autista (CIA) em Sumaré e a que garante a criação dos espaços de lazer inclusivos e de maior segurança para crianças com necessidades intelectuais, principalmente Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além da população em geral, foram convidados a participar entidades assistenciais e da sociedade civil, Ministério Público, representantes de conselhos e secretarias municipais, órgãos públicos e autoridades locais.




Publicado em: 14 de junho de 2022