RMC vive crise de vagas para crianças em hospitais; Presidente da Câmara de Sumaré já vinha alertando as autoridades estaduais sobre as consequências do fechamento das vagas pediátricas no Hospital Estadual de Sumaré
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), pediu ao governador Rodrigo Garcia a reabertura dos leitos de enfermaria pediátrica do Hospital Estadual de Sumaré (HES). O pedido foi feito por meio de moção de apelo, após jornais denunciarem o aumento da demanda de leitos de UTI pediátrica na região. A moção nº 131/2022 foi aprovada com 17 votos favoráveis durante a sessão ordinária desta terça-feira (10).
Segundo as reportagens dos jornais locais, o problema é sistemático na região e o crescimento da demanda se deve principalmente aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença típica do outono e do inverno e que afeta principalmente as crianças, por causa do sistema imunológico imaturo.
"Este parlamentar previu há um ano que essa situação poderia ocorrer, por isso, na época, foi protocolada uma moção de apelo para o Governado do Estado de São Paulo e para o Departamento Regional de Saúde – DRS VII reabrirem a UTIs pediátricas do Hospital Estadual de Sumaré. No entanto, os departamentos responsáveis responderam que a demanda sazonal não justificaria a criação de mais leitos para atender exclusivamente uma demanda maior do inverno. Disseram também que não havia previsão de acréscimo de recursos ou estrutura, considerando o período de pandemia", diz Willian Souza.
O parlamentar alega que o apelo não se refere à criação de novos leitos, mas sim reabrir aqueles que foram fechados em janeiro de 2021 durante um contexto pandêmico. Naquela ocasião, um dos argumentos utilizados para o contingenciamento era o direcionamento de recursos para o combate à Covid.
"Hoje, devido ao avanço da imunização contra a Covid, controle no número de contaminação e queda nas internações entre os adultos, é natural que o Estado tenha maior flexibilidade para investir e reabrir os leitos de pediatria que foram fechados", reforça William. O presidente da Câmara acredita que a reabertura das vagas fará com que a Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (o sistema CROSS) atue com maior celeridade e garanta pleno atendimento para as crianças.
Publicado em: 12 de maio de 2022