A visita aconteceu nesta quarta-feira com intuito de acelerar a parceria Campinas/Sumaré para a Copa de 2014
O presidente da Câmara, Benedito Ferreira Lustosa (PCdoB), e o vereador Niraldo Ferreira de Siqueira (PCdoB) receberam hoje, 11, o secretário de Esportes de Campinas, Gustavo Petta. A visita teve como objetivo pedir o apoio em relação à necessidade e importância da aprovação rápida de um projeto que irá beneficiar o município na Copa de 2014.
A cidade de Campinas foi pré-selecionada pela Fifa e é uma das candidatas a ser sub-sede da Copa do Mundo 2014. Junto a ela, mais 90 cidades foram pré-selecionadas e a Fifa irá selecionar cerca de 60 municípios para que cada seleção escolha a sua. “Essa sub-sede não quer dizer que a cidade irá receber os jogos, pois eles serão realizados nas capitais. A sub-sede vai receber uma seleção para fase de treinamento e preparação. Junto com a seleção, vem a torcida e vem a imprensa naquele local 30 dias antes da Copa”, explicou o secretário.
Petta revela que existe uma possibilidade grande de trazer essa sub-sede para o eixo Campinas/Sumaré porque o Centro de Treinamento da Ponte Preta está previsto para ser construído na cidade de Sumaré. A proposta é receber a seleção em Campinas para hospedagem e em Sumaré para o treinamento e preparação. “Portanto, a sub-sede teria essa visão metropolitana. E o benefício para Sumaré seria enorme com alguns aspectos como visibilidade internacional porque a imprensa local da seleção que se instalar aqui vai ficar 30 dias fazendo coletivas de imprensa aqui. Então as cidades de Sumaré e Campinas serão divulgadas para o mundo inteiro. Isso tem um ganho enorme, incalculável”, comentou.
Como ainda falta algumas aprovações tanto na Câmara como na prefeitura para a construção do Centro de Treinamento da Ponte Preta, o secretário resolveu fazer essa visita para agilizar o andamento do processo. “O time da Ponte Preta tem um centro de treinamento em Campinas, mas é muito pequeno. O que será construído em Sumaré é muito maior e de padrão Fifa. A previsão é de que seja construído próximo à Rodovia Bandeirantes e já houve visita na área. Agora está nas mãos do Poder Executivo. A construção precisa começar no início do próximo semestre para dar tempo de estar concluída para a Copa do Mundo”, concluiu.
Na ocasião, o secretário também se encontrou com o professor de Karatê da prefeitura Thiago Bernardino Rufato e a professora Neuma dos Santos Argolo que estiveram no Ginásio Mauro Pinheiro “Ibirapuera” em São Paulo participando das finais do Campeonato Paulista Estadual de Karatê. Foram 17 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e dez de bronze. No final, Sumaré teve mais oito atletas convocados para a Seleção Paulista Oficial que disputará os Campeonatos Brasileiros em Campina Grande/PB (Boys e Cadetes) e em Manaus (Adulto e Veteranos). Ao todo Sumaré terá 13 atletas na Seleção Paulista em 2011.
Publicado em: 13 de maio de 2011