Notícias

Notícias da Câmara



Câmara aprova descontos na taxa de ligação de água em Sumaré

Visualize fotos

Projeto apresentado pelos vereadores Andre da Farmácia (PSC), Willian Souza (PT), Joel Cardoso (PSD) e Hélio Silva (Cidadania) estabelece redução na taxa de ligação de acordo com a categoria do estabelecimento

Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Sumaré aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 33/2022, que dispõe sobre critérios para aplicação da tarifa de serviços de ligação de água e esgotamento em unidades residenciais, residenciais sociais, unidades de assistência social sem fins lucrativos e unidades comerciais. A proposta, que tem autoria dos vereadores Andre da Farmácia (PSC), Willian Souza (PT), Joel Cardoso (PSD) e Hélio Silva (Cidadania), estabelece regras para desconto nas taxas aplicadas pela concessionária responsável pela instalação do serviço. Após a aprovação, o PL segue para a sanção do prefeito.

Pelo projeto, fica determinado que o desconto a ser aplicado na taxa de novas ligações baseia-se no tipo de estabelecimento que receberá a instalação de água e esgoto. Partindo do valor considerado o teto, a ser cobrado da indústria, as reduções serão progressivas, obedecendo a estrutura já aplicada pela concessionária à tarifa mensal de serviços.

Segundo a propositura, a unidade industrial pagará o valor das tarifas sem o escalonamento ofertado para as outras unidades mencionadas. Além disso, a execução das ligações de água e de esgoto deverá ser feita de forma gratuita pela concessionária, sempre que sua execução for efetivada no prolongamento da rede, até o final da implantação total da obra.

A proposta também obriga o prestador de serviços de saneamento a realizar ampla divulgação da tarifa diferenciada de serviços de ligação de água e esgotamento, mensalmente, nas faturas de serviços da Categoria Residencial; em seu sítio eletrônico, contendo, no mínimo, os critérios para enquadramento e os procedimentos para cadastramento no município; e em sua sede, nos postos e agências de atendimento ao consumidor.

Para Andre, um dos autores do projeto, “a BRK, concessionária de serviços de esgotamento sanitário e água, traz uma estrutura tarifária para a água de acordo com o porte do estabelecimento. Ou seja, para a indústria é aplicado o teto, e há um desconto da indústria para o comércio, assim como há um desconto do comércio para residências, para entidades, e das entidades para as residências sociais. No entanto, esse critério não é aplicado na ligação de água, o que quer dizer que o valor que os estabelecimentos.

comerciais pagam para ligar a água é o mesmo que a residência paga. Portanto, o que visa nosso PL é manter o teto atual apenas para a indústria, concedendo assim um desconto para o comércio, para a residências, entidades e residências sociais, aplicando a mesma proporção que já é utilizada na tarifa mensal”, explica.

APROVADOS

Os vereadores aprovaram também dois requerimentos e oito moções, durante a 12ª sessão ordinária do ano. Em regime de urgência, foram votados dois Projetos de Lei de autoria do Executivo municipal, e o Substitutivo nº 1 ao PL nº 4/2022, apresentado pelo vereador Rudinei Lobo (PL).

Os parlamentares discutiram e votaram ainda a emenda modificativa do PL nº 75/2022 e o próprio projeto de lei, ambos de autoria do vereador Hélio Silva (Cidadania). O texto institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar no Município de Sumaré.

Ao final, foi apreciado em plenário o Projeto de Resolução nº 03/2022, proposto pelo presidente da Câmara, vereador Willian Souza, que dispõe sobre a prorrogação dos trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes criada pela Resolução nº 318, de 30 de agosto de 2021, para o desenvolvimento de estudos visando a revisão, atualização e aprimoramento da legislação que regulamenta o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e demais entidades que tratam da defesa dos direitos da criança e do adolescente em Sumaré.




Publicado em: 20 de abril de 2022