Notícias

Notícias da Câmara



Tião Correa parabeniza estudante sumareense pelo prêmio EPTV na Escola

Visualize fotos

Matheus Vinicius Motta, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal, teve sua redação premiada no concurso regional; vereadores relembraram luta da Casa Legislativa pela gratuidade do tratamento da AME

O vereador Tião Correa (PSDB) apresentou moção de congratulação para o estudante Matheus Vinicius Motta pela conquista do prêmio EPTV na Escola, na sessão da Câmara de Sumaré desta terça-feira (15). A homenagem, que gerou comoção entre os parlamentares, foi aprovada em plenário, com 19 votos favoráveis.

Segundo o documento, Matheus é morador da região do Parque Manoel de Vasconcelos, e atualmente está cursando o primeiro ano do ensino médio na Escola Prof.ª Elysabeth de Mello Rodrigues. Com apenas um ano de idade, foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença rara que afeta o sistema neuro motor. Por agravamentos em sua condição, o estudante não pode frequentar presencialmente a escola, mas continuou estudando de casa regularmente, e passou também a estudar outros idiomas.

Conforme descreve a moção, no final de 2021, Matheus participou do concurso EPTV na Escola, que recebe redações de estudantes de instituições públicas e particulares dos anos finais do Ensino Fundamental. A cada ano, a emissora escolhe um novo tema para os textos e o divulga a escolas de cidades que fazem parte de sua região de cobertura. Com o tema “Pandemia da intolerância”, o estudante de Sumaré teve sua redação premiada.

Para o vereador, “a soma da escola e da família vem cultivando o talento de um garoto ainda tão jovem, capacitando-o a conquistas tão grandiosas com apenas 14 anos de idade. A escola é o lugar onde todos os alunos devem encontrar meios de se preparar para realizar seus sonhos e seus projetos de vida. A qualidade de ensino é, portanto, condição necessária na formação intelectual e moral de cada adolescente. Importante salientar que a Escola Estadual Prof.ª Elysabeth de Mello Rodrigues, em parceria com os pais, gestores e educadores, vem desenvolvendo uma educação que forma e transforma vidas, oportunizando um crescimento sólido para todos os educandos”, afirma Tião.

LUTA LEGISLATIVA

A moção causou comoção entre os parlamentares. O vereador Ney do Gás (Cidadania) lembrou que, em 2017, um grupo de vereadores da Câmara de Sumaré esteve diversas vezes na capital federal para garantir que o medicamento para tratamento da AME fosse incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Ney, “de forma parcial, o medicamento foi incorporado ao SUS. Hoje, quem nasce com a AME já pode iniciar seu tratamento através do Sistema Único. Infelizmente, quem já tinha a patologia anteriormente às determinações tem a necessidade de judicializar o caso a fim de obter a medicação. De toda forma, ficou um legado nessa Câmara, já que a luta que travamos foi de toda essa Casa”.

Já o presidente do Legislativo, vereador Willian Souza (PT), parabenizou o vereador Tião Correa pelo documento, os vereadores Ney do Gás e Hélio Silva (Cidadania) por haverem encabeçado a luta por medicamentos relacionados à AME na Câmara de Sumaré, e o Dr. Jelres Freitas, advogado sumareense com Atrofia Muscular Espinhal, que esteve à frente das tratativas para a concessão gratuita da medicação. “Cada pessoa importa, e temos que trabalhar seja por uma ou seja para milhares”, completou.  




Publicado em: 17 de março de 2022