Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores de Sumaré aprovam moção de repúdio às falas machistas do deputado estadual Arthur do Val

Visualize fotos

Documento foi encabeçado pelo vereador Alan Leal (Patriota) e assinado por todos os outros 20 vereadores do Legislativo sumareense

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou moção de repúdio às falas machistas do deputado estadual Arthur do Val, que se referiu às mulheres ucranianas vítimas da guerra com desprezo e desrespeito. A moção nº 56/2022 foi encabeçada pelo vereador Alan Leal (Patriota) e assinada por todos os outros 20 vereadores do Legislativo de Sumaré. O documento foi lido e aprovado durante a 6ª sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

No texto, os vereadores repudiam veementemente as declarações do deputado estadual, que chegou a declarar que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. "Pobre é a forma em que esse Deputado Estadual pensa e profere palavras desabonadoras às mulheres, sendo que se não fosse por uma mulher o mesmo não teria nascido e muito menos seria eleito", diz a moção.

O documento ressalta ainda que o machismo e a misoginia, sendo as mulheres ucranianas ou de qualquer outra nacionalidade, são graves e inaceitáveis, e essa atitude só incentiva e intensifica mais a violência contra a mulher. "É muito triste e penoso que tenhamos um representante do povo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que pense de forma retrógrada e desrespeitosa em relação à uma mulher", segue o texto.

Após ser aprovada, a moção de repúdio será encaminhada ao próprio deputado Arthur do Val e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).




Publicado em: 10 de março de 2022