Mostra "Mulher e trabalho" foi inaugurada nesta terça-feira e fica aberta ao público até o fim do mês, na sede do Legislativo Municipal
Uma exposição fotográfica na Câmara Municipal de Sumaré presta homenagem às mulheres que trabalham no Legislativo Municipal. A mostra "Mulher e trabalho" foi aberta nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A exposição é gratuita e fica aberta ao público das 8h às 17h, até o fim do mês. As fotos estão expostas no primeiro andar do prédio da Câmara, que fica na Travessa 1º Centenário, 32, Centro.
A mostra é uma realização da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, com apoio da Diretoria de Comunicação. A exposição reúne 34 fotografias de mulheres que trabalham nos mais diversos cargos do Legislativo. Os registros foram feitos pela servidora pública Natasha Zapata, que atua na Diretoria de Comunicação da Câmara.
"Apesar de não haver vereadora eleita em Sumaré, podemos dizer que a Câmara não funcionaria sem as mulheres que aqui trabalham. Essa exposição, que registra as servidoras em seus postos de trabalho, busca dar mais visibilidade e valorizar nossa força", ressalta Natasha.
À frente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a servidora pública Debora Rossini destaca que o tempo estimado pelo Fórum Econômico Mundial para que haja paridade entre homens e mulheres no mercado de trabalho é de 136 anos. "Antes da pandemia, a previsão era de menos de cem anos. Na Câmara Municipal de Sumaré, temos hoje 143 pessoas entre vereadores, servidores efetivos e comissionados. Dentro desse número, apenas 27% são mulheres."
Criada em 2021, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Sumaré busca contribuir para a promoção da igualdade de gênero no município, tendo como objetivo garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Além disso, pretende também combater a violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, qualificar os debates de gênero no Parlamento e receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população.
A Procuradoria não é uma consultoria jurídica nem representa judicialmente quem procura auxílio, mas tem um papel de acolhimento, suporte e encaminhamento. A Procuradoria Especial da Mulher é constituída por quatro mulheres, servidoras efetivas da Casa de Leis sumareense e é órgão independente do Parlamento.
Publicado em: 09 de março de 2022