Projeto do vereador Ney do Gás garante contato seguro, por meio de videochamadas, entre pacientes internados na rede municipal de saúde e seus familiares
Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 329/2021, de autoria do vereador Ney do Gás (Cidadania), que autoriza a criação do Programa Visita Virtual, destinado a pacientes internados em unidades municipais de saúde que estiverem impossibilitados de receber visitas presenciais. A votação, que contou com o posicionamento favorável de 19 parlamentares, ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (1º), a primeira do ano.
O PL pretende viabilizar o contato seguro e contínuo de pacientes internados com seus familiares, por meio de videochamadas previamente autorizadas pelo profissional de saúde responsável por seu tratamento. Também são objetivos da propositura atenuar o sofrimento de parentes de doentes que necessitam de isolamento para o tratamento, e favorecer o processo de cura dos pacientes através do contato virtual com seus entes queridos.
De acordo com o projeto, para a implementação do programa, a Administração Pública municipal poderá firmar convênios ou parcerias para a disponibilização de celulares e tablets a serem utilizados nas chamadas de vídeo. Poderão ser realizadas ainda campanhas publicitárias para doação de aparelhos, inclusive usados, aos estabelecimentos e serviços da rede municipal de saúde.
Para Ney do Gás, “a visita virtual pode atenuar o sentimento de solidão, para que o paciente, animado e reconfortado pela família, seja capaz de adotar uma atitude positiva em relação ao tratamento. O contato por meio de videochamadas, via celular ou tablets, é o modo mais seguro de os familiares oferecerem apoio, carinho e amparo aos entes internados. Assim, pretendemos fortalecer os vínculos afetivos do paciente, além de acalmar a angústia de familiares e, até mesmo, de amigos próximos”, conclui o vereador.
A proposta segue agora para a sanção do prefeito Luiz Dalben.
Publicado em: 03 de fevereiro de 2022