Recebi com muita indignação a notícia de que a vereadora Paolla Miguel (PT) sofreu agressões racistas vindas de um grupo de pessoas que se manifestavam contra a vacina da Covid-19 no plenário da Câmara de Campinas.
O parlamento é o foro ideal para o exercício da cidadania e da democracia e jamais pode ser confundido com um espaço para a prática de agressão e violência de qualquer natureza. Racismo não é liberdade de opinião. É discurso de ódio já tipificado no ordenamento jurídico brasileiro e deve ser combatido com o rigor da lei.
Diante da gravidade dos fatos registrados pela TV do legislativo campineiro, me coloco incondicionalmente ao lado da vereadora Paolla Miguel e expresso minha total solidariedade para que ela possa enfrentar mais esse momento com a mesma dignidade e firmeza com que conduz seu mandato legitimamente conquistado pelo voto popular.
Todo ato racista deve ser repudiado com veemência. Só assim poderemos caminhar para construir uma sociedade mais justa, igualitária e balizada nos mais caros princípios da democracia.
Parabenizo ainda meu colega e presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos, que prontamente advertiu o público e solicitou providências imediatas para identificar os autores das práticas criminosas.
Willian Souza
Presidente da Câmara Municipal de Sumaré
Publicado em: 09 de novembro de 2021