Notícias

Notícias da Câmara



Ney do Gás cobra aumento da frota de ônibus da Ouro Verde em Sumaré

Visualize fotos

Requerimento apresentado pelo vereador na última sessão da Câmara recebeu voto favorável de 18 parlamentares

Na sessão ordinária da Câmara de Sumaré desta quinta-feira (4), o vereador Ney do Gás (Cidadania) apresentou requerimento à Empresa Ouro Verde, responsável pela frota urbana do município, questionando sobre a quantidade reduzida de ônibus em circulação na cidade. O documento recebeu 18 votos favoráveis em plenário, o que garantiu sua aprovação.

Segundo o vereador, o objetivo do requerimento é o de atender aos interesses da população que utiliza diariamente o transporte público municipal. Ele afirma que “a solicitação de providências se dá devido às recorrentes e inumeráveis reclamações que chegam até o gabinete deste parlamentar, principalmente sobre a drástica redução no número de linhas, desativadas no início da pandemia, e que até o presente momento não voltaram a funcionar”.

No documento, o vereador ressalta que o transporte urbano é um serviço público delegado do município ao particular, com a obrigação de prestá-lo de forma eficiente e adequada, cabendo ao Poder Público o dever de fiscalização e de intervenção para que seja prestado com qualidade. Ney do Gás lembra também que “os passageiros de Sumaré pagam uma das passagens mais caras de toda RMC e recebem um serviço impróprio”, critica.

“A alegação da Ouro Verde nesse momento é a de que não há demanda suficiente. Num momento em que a crise está assolando o nosso país, em que o trabalhador não está conseguindo ir de carro para o trabalho, pelo preço do combustível, a empresa alega que não há demanda para voltar à frota normal. E não estamos falando em aumentar a frota, estamos falando em voltar para o que era antes da pandemia, que já era uma frota defasada, que não atendia nossa população com qualidade”, desaprova o parlamentar.

Diante da situação, Ney do Gás questiona se a empresa está ciente dos problemas no transporte público da cidade, e quais serão as providências para que o serviço passe a ser prestado de forma eficiente e adequada. Além disso, pergunta à Ouro Verde qual o número de veículos que compõem a frota do transporte municipal em período de normalidade, e, atualmente, quantos ônibus estão em atividade, especificando o percentual de redução ocorrida desde o início da pandemia.




Publicado em: 08 de novembro de 2021