Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré aprova moção de apoio a Dom Orlando Brandes, CNBB e Papa Francisco

Visualize fotos

 

Documento sugerido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), recebeu voto favorável de todos os parlamentares de Sumaré após religiosos serem atacados por deputado estadual de São Paulo

A Câmara Municipal de Sumaré vai enviar uma moção de apoio ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, aos membros da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) e ao Papa Francisco após eles serem alvos de ataques de um parlamentar do Estado de São Paulo. A moção foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), e aprovada por todos os vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (19).

Durante discurso no santuário e basílica de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, Dom Orlando Brandes disse que “para o Brasil ser pátria amada, não pode ser pátria armada”. O religioso ainda se declarou contra as mentiras, as fake news e a corrupção, clamando por fraternidade entre todos.

Dois dias depois, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Frederico D´Avila (PSL-SP) ofendeu a honra do arcebispo de Aparecida e proferiu xingamentos também à CNBB e ao Papa Francisco. "Xingamentos de mais baixo nível puderam ser ouvidos naquela que deveria ser a Casa Legislativa que procura sempre o bem comum e os desfechos mais assertivos para os anseios da população de nosso Estado", apontou Willian Souza.

Na moção de apoio, o vereador de Sumaré destaca que Dom Orlando Brandes compõe as lideranças católicas em nosso país e é responsável pela mais simbólica basílica do Brasil, aquela que chega a receber 17 milhões de peregrinos de todos os rincões de nosso país.

Willian Souza ainda ressaltou que o Papa Francisco é um "homem de paz, de pensamento e atitudes progressistas, que traz ao mundo sua serenidade e suas palavras de bondade, que conduz ao redor do globo terrestre 1,329 bilhões de homens e mulheres batizados na fé cristã do catolicismo, ou cerca de 20% da população global".

O presidente ainda citou a importância da CNBB, cujos bispos "exercem funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora, para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo".

Para Willian, ao deputado estadual faltaram decoro, amor ao próximo e respeito com os milhões de católicos que proferem sua fé de forma honesta e mais íntima possível.




Publicado em: 22 de outubro de 2021