Notícias

Notícias da Câmara



Câmara entrega Medalha Paulo Freire a educadores de Sumaré

Visualize fotos

 

Sessão solene aconteceu no auditório da Escola Municipal José de Anchieta na noite desta segunda-feira

Onze professores foram homenageados com a Medalha Paulo Freire, entregue pela Câmara Municipal de Sumaré. A sessão solene de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira (18), às 19h, no auditório da Escola Municipal José de Anchieta. A medalha, que leva o nome do Patrono da Educação Brasileira, foi instituída pelo Decreto-Legislativo nº 452/2019, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT).

Para o autor da medalha, “é importante lembrar que, este ano, além de homenagearmos os profissionais da educação da nossa cidade, comemoramos o centenário de Paulo Freire. A data é de extrema relevância quando falamos em construir uma sociedade menos autoritária, discriminatória e desigual, como sonhava o Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire teve suas ideias e métodos reconhecidos e divulgados pelo mundo todo, sempre valorizando a democracia e a transformação social”, explica Willian.

Ainda segundo o presidente do Legislativo sumareense, “a Medalha Paulo Freire vem para corrigir a falta de reconhecimento que em muitos momentos os educadores sofrem. Ao receberem uma medalha dessas, nossos homenageados ficam gravados na história da cidade para sempre. A Câmara expressa toda sua gratidão aos queridos professores, esperando que sejam sempre respeitados por seus governantes, pois antes de nos levantarmos para dizer qualquer coisa, tivemos que nos sentar em uma sala de aula para aprender, e foram esses educadores que nos ensinaram”, enaltece.

O vereador Silvio Coltro, que falou durante a sessão solene em nome dos demais parlamentares da Câmara de Sumaré, relembrou seus tempos de aluno na Escola Estadual Leandro Franceschini. “Sabemos das dificuldades pelas quais passam os professores, e que foram agravadas durante a pandemia de covid-19. É necessário, cada vez mais, que esses educadores sejam reconhecidos e valorizados. Essa comenda é um reconhecimento aos profissionais da educação que se doaram em prol da construção de uma nação melhor”, comemora.

 

HOMENAGEADOS

Dos 21 vereadores, onze indicaram educadores para receber a homenagem. O vereador Willian Souza indicou a professora Ana Lúcia dos Anjos Santana. O vereador Alan Leal (Patriota) homenageou a professora Maria Emília Pereira Lopes. Já o vereador Andre da Farmácia (PSC) escolheu a professora Sirlei Aparecida da Silva Martins para ganhar a medalha.

O vereador Digão (DEM) homenageou Andréa Carrasco Soares. O vereador Lucas Agostinho (DEM) entregou a honraria à professora Gilda Ferreira do Reis Nishida. O vereador Ney do Gás (Cidadania) indicou Luana Cristina Arnequini Fregni para receber o prêmio. O vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania) sugeriu o nome de Paulo Roberto de Lima.

Já o vereador Silvio Coltro (PL) homenageou a professora Esther Vianna de Toledo. O vereador Sirineu Araújo (PL) entregou a medalha a Rosangela Santana Candido. O vereador Tião Correa (PSDB) indicou Claudia Aparecida Matos Casado. O vereador Ulisses Gomes (PT) prestou homenagem ao professor Marco Antônio Neves Romão.




Publicado em: 20 de outubro de 2021