Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré aprova criação de curso de defesa pessoal para vítimas de violência doméstica

Visualize fotos

Caso projeto de lei seja sancionado pelo prefeito, curso "Reage, Maria", proposto pelo vereador Ney do Gás, será oferecido pela Prefeitura por meio da Guarda Civil

Buscando a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, os vereadores de Sumaré aprovaram a criação do curso de defesa pessoal "Reage, Maria". O curso poderá ser ofertado pela Prefeitura por meio da Guarda Civil Municipal ou de profissional devidamente qualificado. A proposta foi apresentada pelo vereador Ney do Gás (Cidadania) e aprovada por todos os vereadores durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (13). O texto do Projeto de Lei nº 176/2021 segue agora para sanção do prefeito Luiz Dalben.

O PL estabelece que as aulas de defesa pessoal serão ofertadas às vítimas de violência doméstica que obtiveram medidas protetivas contra ex-cônjuges ou companheiros agressores. A matéria autoriza o Poder Público a firmar convênio com a Delegacia da Mulher e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para atendimento dos fins da lei.

"Nos últimos anos, manchetes veiculadas nos jornais da nossa cidade e da região trouxeram inúmeros casos de vítimas fatais de violência doméstica, em que mulheres foram brutalmente assassinadas pelos ex-companheiros, porque esses não aceitaram o término da relação amorosa. Em alguns casos, houve até a luta desesperada dessas mulheres pela sobrevivência, contudo, o desfecho mais recorrente é o de morte da vítima, remanescendo a tristeza para as famílias que perderam pessoas queridas, vítimas da covardia, do sentimento nocivo de possessão e do machismo tradicionalmente enraizado nas relações afetivas", destaca Ney do Gás.

O vereador argumenta que, segundo os profissionais da área de defesa pessoal, não é preciso ter habilidade esportiva ou preparo físico para se defender de um agressor, muitas vezes, com maior força física, bastando atingir-lhe os pontos sensíveis do corpo, como olhos, nariz, garganta, testículos e articulações.

ORDEM DO DIA

Ainda durante a sessão desta quarta-feira, os vereadores aprovaram o PL nº 214/2021, apresentado pelo vereador Alan Leal (Patriota), que trata do cadastro de protetores de animais no município de Sumaré; e o PL nº 149/2021, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PL), que dispõe sobre o Programa de Acompanhamento Integral dos estudantes com Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e demais transtornos de aprendizagem, déficits visuais e auditivos da rede municipal de ensino.

O PL nº 297/2021, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PL), que institui no Calendário Oficial do Município de Sumaré a “Semana de Incentivo à Adoção", estava pautado na Ordem do Dia, mas foi retirado de votação devido à ausência do autor da matéria na sessão.

Oito moções também foram aprovadas, sendo sete de congratulação e uma de pesar.




Publicado em: 14 de outubro de 2021