Notícias

Notícias da Câmara



Willian Souza pede vacina de dose única para autistas e pessoas com Síndrome de Down

Visualize fotos

 

Presidente da Câmara solicitou que Prefeitura de Sumaré utilize vacina da Janssen para imunizar pacientes acompanhados pelos Caps, além de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e moradores de comunidades terapêuticas

 

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), solicitou à Prefeitura que priorize o uso da vacina da Janssen - de dose única - em autistas e pessoas com Síndrome de Down. O pedido foi feito nesta terça-feira (6), por meio de ofício enviado ao secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

 

No documento, Willian Souza pede que a vacina de dose única seja aplicada em pessoas portadoras de doenças e síndromes acompanhadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), como autismo avançado, Síndrome de Down e pacientes psiquiátricos que necessitem de auxílio ou encontram dificuldades em vacinar-se em duas doses.

 

O presidente da Câmara também solicita que sejam priorizados com a vacina da Janssen os cidadãos em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, e moradores de comunidades terapêuticas e demais grupos que a secretaria identifique como de vulnerabilidade.

 

"Passada a vacinação de idosos e doentes crônicos, precisamos priorizar as pessoas que, por diversos motivos, encontram mais dificuldade de ir ao posto de vacinação para tomar a segunda dose. A Prefeitura está adiantada em relação ao calendário estadual de vacinação e tem se mostrado bastante sensível na condução do processo de vacinação no município. Esperamos que essa demanda do nosso mandato seja atendida", pede Willian.

 

O Brasil recebeu as primeiras doses da vacina da Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, há duas semanas. O imunizante utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford/AstraZeneca e Sputnik V.




Publicado em: 07 de julho de 2021