Presidente da Câmara solicitou que Prefeitura de Sumaré utilize vacina da Janssen para imunizar pacientes acompanhados pelos Caps, além de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e moradores de comunidades terapêuticas
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), solicitou à Prefeitura que priorize o uso da vacina da Janssen - de dose única - em autistas e pessoas com Síndrome de Down. O pedido foi feito nesta terça-feira (6), por meio de ofício enviado ao secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.
No documento, Willian Souza pede que a vacina de dose única seja aplicada em pessoas portadoras de doenças e síndromes acompanhadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), como autismo avançado, Síndrome de Down e pacientes psiquiátricos que necessitem de auxílio ou encontram dificuldades em vacinar-se em duas doses.
O presidente da Câmara também solicita que sejam priorizados com a vacina da Janssen os cidadãos em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, e moradores de comunidades terapêuticas e demais grupos que a secretaria identifique como de vulnerabilidade.
"Passada a vacinação de idosos e doentes crônicos, precisamos priorizar as pessoas que, por diversos motivos, encontram mais dificuldade de ir ao posto de vacinação para tomar a segunda dose. A Prefeitura está adiantada em relação ao calendário estadual de vacinação e tem se mostrado bastante sensível na condução do processo de vacinação no município. Esperamos que essa demanda do nosso mandato seja atendida", pede Willian.
O Brasil recebeu as primeiras doses da vacina da Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, há duas semanas. O imunizante utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford/AstraZeneca e Sputnik V.
Publicado em: 07 de julho de 2021