Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores prestam homenagem a Henrique do Paraíso, primeiro deputado federal de Sumaré

Visualize fotos

 

Moção de congratulação assinada pelo vereador Edgardo Cabral (Republicanos) foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira

 

Os vereadores de Sumaré aprovaram moção de congratulação a Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso, por se tornar o primeiro deputado federal sumareense a representar o município em Brasília. A posse de Henrique, que se licenciou do cargo de vice-prefeito para assumir a vaga na Câmara dos Deputados, ocorreu no último dia 23 de junho. Ele era primeiro suplente do deputado Milton Vieira, que precisou se licenciar por motivos pessoais. A moção, assinada pelo vereador Edgardo Cabral (Republicanos) e subscrita por outros nove parlamentares, foi aprovada por 19 votos na 22ª sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (29). Irmão do agora deputado federal, o vereador Rai do Paraíso (Republicanos) se absteve da votação, por conflito de interesse.

 

"Quando fiz o convite para Henrique estar no Republicanos, de imediato ele aceitou. Vimos que nele havia uma inteligência definida. Ele tem uma visão política bastante interessante e grande. Por essa razão, essa moção é muito pouco para falar do nosso deputado Henrique do Paraíso", descreveu o autor da moção, vereador Edgardo Cabral.

Nascido em 1985, Henrique é neto de Dino Stein e Tite Stein, pioneiros do cultivo de tomate em Sumaré. Sua mãe é a empresária Noemi Stein e seu pai, Paulo Sciascio Neto, foi ex-presidente do Clube União de Sumaré e vereador por quatro mandatos, chegando a ser o mais votado da cidade, em 1988.

 

Henrique iniciou sua carreira política em 2005, ocupando o cargo de Diretor Municipal de Cultura e Turismo. Nas eleições de 2008, foi suplente na Câmara Municipal de Sumaré. Quatro anos depois, foi eleito o vereador mais jovem da cidade. No pleito de 2014, concorreu ao cargo de deputado federal, alcançando 23.901 votos, sendo o candidato a deputado federal mais votado em Sumaré.

 

Em 2016, foi eleito vice-prefeito de Sumaré ao lado do prefeito Luiz Dalben. Nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de deputado federal, conquistando 54.113 votos, sendo o primeiro suplente de seu partido (Republicanos). Nas eleições de 2020, foi reeleito a vice-prefeito de Sumaré ao lado do prefeito Luiz Dalben.




Publicado em: 02 de julho de 2021