Formação destinada ao aperfeiçoamento de servidores da Casa de Leis, da Secretaria de Educação e vereadores acontece entre os meses de agosto e novembro, com inscrições abertas de 28 de junho a 30 julho
A Escola do Legislativo da Câmara de Sumaré anuncia a abertura das inscrições para o curso “Direitos Humanos e Inclusão”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Com carga horária de 40h, a formação é destinada aos servidores que atuam na Casa, na Secretaria Municipal de Educação e vereadores, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos cidadãos para a efetivação dos direitos humanos e da inclusão. As inscrições devem ser feitas através do site do Controle de Ações de Extensão, entre os dias 28 de junho e 30 de julho.
As aulas, que ocorrem de agosto a novembro, serão ministradas pela Profa. Dra. Débora Felício Faria, que é graduada em Psicologia, com formação para a atuação docente e para atuação como psicóloga. Cursou especialização em psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Educação Inclusiva, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O Mestrado e Doutorado em Educação também foram realizados na UFF, ambos na linha de pesquisa sobre políticas públicas. Atualmente é professora na UNIFAL e coordena o Departamento de Direitos Humanos e Inclusão (DDHI), que é composto por quatro núcleos: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexual (DIVERGES).
Segundo a Escola do Legislativo, a escolha da temática se apoia em levantamentos de demandas realizados desde 2019, junto aos servidores da Casa e ao Parlamento Jovem. Para a coordenadora da Escola, Geisa Vaz Mendes, “no contexto em que se encontra o nosso país, é de fundamental relevância nos apropriarmos de conhecimentos fundamentados cientificamente acerca do tema.”
De acordo com o diretor da Escola, Wagner Garcia Júnior, “a implementação de um projeto de extensão pela Escola do Legislativo, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas, representa um ganho incomensurável para esta Escola e Câmara, pelo seu compromisso em atender demandas de relevância social para a comunidade sumareense. Portanto, trata-se de parceria com uma instituição respeitada tanto no espectro acadêmico quanto pela pesquisa e extensão junto à comunidade em que atua, cujo Departamento de Direitos Humanos desenvolve ações que vêm ao encontro das demandas desta Casa”, complementa.
Os servidores interessados deverão realizar um cadastro no sistema de Controle de Ações de Extensão da UNIFAL, no link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/ . Em seguida, é necessário confirmar para a Escola o preenchimento do cadastro e, então, efetuar a matrícula e o preenchimento de formulário. Os critérios para o recebimento de certificado de participação consistem no desenvolvimento das atividades propostas e participação em no mínimo 75% dos encontros, conforme legislação em vigor.
Publicado em: 28 de junho de 2021