Investigadores que atuam nos seis distritos policiais da cidade passaram a se concentrar apenas na Delegacia do Centro; receio é que a medida prejudique o atendimento à população e deixe servidores mais vulneráveis
A informação de que todos os investigadores da Polícia Civil que atuam nos seis distritos policiais de Sumaré passaram a se concentrar apenas na Delegacia do Centro levou o vereador Alan Leal (Patriota) a se manifestar durante a sessão ordinária da última terça-feira (15), na Câmara Municipal. O parlamentar apresentou uma moção de apelo à delegada seccional de Americana, Martha Rocha, responsável pela coordenação da Polícia Civil na região. O documento foi aprovado por 19 votos favoráveis.
Na moção, o vereador alega que a mudança afeta os munícipes e deixam vulneráveis os funcionários da prefeitura que foram cedidos à Polícia Civil. "Com a medida, nos distritos ficarão somente o escrivão e o delegado de polícia. Dependendo da escala do plantão policial, os distritos poderão contar somente com os funcionários cedidos pela prefeitura", argumenta.
Outra preocupação é que a concentração de investigadores em uma mesma unidade pode deixar os trabalhos mais lentos, uma vez que os policiais precisarão se deslocar até os distritos policiais em determinadas diligências.
"Acredito que o município só tem a perder. Poderíamos estar nos preocupando em melhorias no atendimento, no aumento no efetivo da Polícia Civil, em buscar meios de melhorar o trabalho dos nossos policiais civis que fazem de tudo para dar o seu melhor, mesmo com a situação precária que encontram diariamente", conclui Alan.
Publicado em: 19 de junho de 2021