Moção de apelo apresentada pelo vereador ao governo do estado de São Paulo objetiva reabastecer bancos de sangue, garantindo imunização de doadores
O vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania) apresentou moção de apelo ao governador do estado de São Paulo, na reunião ordinária da Câmara de Sumaré desta terça-feira (27). O documento, que requer a inclusão de doadores de sangue na classificação de prioridade para a vacinação contra a covid-19, recebeu 18 votos favoráveis dos parlamentares.
Na moção, o vereador explica que, diante da baixa significativa nos estoques dos bancos de sangue do estado, é importante incluir doadores cadastrados na categoria prioritária para imunização contra o coronavírus. “Temos acompanhado os apelos dos bancos de sangue de nosso estado, pois os estoques estão baixíssimos. Podemos dizer que a situação é desesperadora, mediante o atual cenário pandêmico que vivemos”, alerta.
Rodrigo Dorival lembra que muitos pacientes graves que contraíram o vírus também podem precisar de transfusão de sangue, o que agrava ainda mais a situação de escassez que se apresenta no estado de São Paulo. “É importante ressaltar também que o doador de sangue, ao tomar a vacina, deve ficar de 30 a 60 dias sem poder fazer novas doações. Então, por que não fazer o inverso? Incentivar mais pessoas a doarem sangue, abastecendo os bancos em todo o estado, e, então, torná-las aptas para a imunização contra a covid-19”, sugere o parlamentar.
O documento, após a aprovação no plenário virtual, deve ser enviado para o conhecimento do governador João Dória.
SESSÃO
Dois Projetos de Lei que constavam na Ordem do Dia também foram aprovados durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal. O PL nº 07/2021, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), dispõe sobre a obrigatoriedade de padronização e sinalização retrorreflexiva nas caçambas estacionárias na cidade. Já o PL nº 115/2021, proposto pelo vereador Ulisses Gomes (PT), institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no âmbito do município de Sumaré, na modalidade compra e doação simultânea.
O PL nº 82/2021, apresentado pelo vereador Ney do Gás (Cidadania), que institui o Dia Municipal do Insanos Moto Clube do Brasil no calendário oficial de eventos de Sumaré, foi retirado da pauta após apresentação de emenda modificativa do próprio autor.
Apreciado em regime de urgência, foi aprovado o PL nº 143/2021, de autoria do prefeito Luiz Dalben, que concede autorização para promover a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 82.820,00.
O plenário virtual aprovou, ainda, outras dezenove moções, das quais seis foram de congratulação, três de apelo, nove de pesar e uma de apoio. Também foi aprovado o requerimento nº 26/221, de autoria do vereador Silvio Coltro (PL).
Publicado em: 28 de abril de 2021