Requerimento de autoria do vereador, aprovado na última sessão da Câmara Municipal, questiona a empresa sobre medidas de prevenção à covid-19, contratação de cobradores e acessibilidade
O vereador Ney do Gás (Cidadania) teve o requerimento nº 12/2021, de sua autoria, aprovado em plenário durante a última sessão ordinária da Câmara de Sumaré, ocorrida na terça-feira (2). O documento, que questiona a empresa Ouro Verde sobre os serviços prestados no município, recebeu 19 votos favoráveis.
No requerimento, o parlamentar afirma que tem recebido reclamações de munícipes sobre as condições insatisfatórias dos ônibus municipais operados pela empresa. Segundo os cidadãos, os veículos apresentam superlotação, não dispõem de cobradores, e não possuem estruturas adequadas para assegurar a acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
De acordo com Ney do Gás, “por ocasião da pandemia de covid-19, é imprescindível que o transporte público coletivo seja seguro, com observância aos protocolos sanitários, evitando-se aglomerações nos veículos e pontos de ônibus. A presença de cobradores também garantiria um melhor atendimento aos usuários, mantendo a organização nos veículos. Além disso, a disponibilização de rampas ou plataforma elevatória para embarque e desembarque de passageiros com mobilidade reduzida, cadeirantes ou com outra deficiência que comprometa a locomoção, é fundamental para proporcionar-lhes independência e plena mobilidade”, reivindica o vereador.
Diante da situação apontada pelos moradores, o parlamentar solicita informações à Ouro Verde sobre quais medidas estão sendo adotadas para se evitar a propagação do novo coronavírus entre os usuários dos ônibus municipais. O vereador também questiona se os veículos estão passando por higienização, com qual frequência, e se estão sendo disponibilizados em quantidade suficiente, a fim de se prevenir aglomerações.
Ainda segundo o documento, o parlamentar pergunta qual é a idade média da frota de ônibus que serve a cidade de Sumaré e qual é o tempo médio de espera nos pontos de ônibus. Ney do Gás coloca em questão também a possibilidade de serem contratados novos cobradores para o transporte público coletivo da cidade, além de indagar sobre a quantidade de ônibus que possuem condições mínimas de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Publicado em: 03 de março de 2021