Notícias

Notícias da Câmara



Willian Souza questiona dirigente regional de ensino sobre transporte público escolar em Sumaré

Visualize fotos

Requerimento de autoria do presidente da Câmara foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira

O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), teve seu requerimento à dirigente regional de ensino aprovado em plenário, durante a última sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (23). O documento, que questiona sobre o retorno do transporte público escolar para alunos da rede pública, recebeu 18 votos favoráveis.

Segundo o requerimento, com a retomada das aulas nas escolas estaduais, mesmo que em esquema de rodízio de alunos, há a necessidade do retorno do sistema de transporte dos estudantes. O vereador afirma ter sido procurado por munícipes, pais de alunos matriculados na rede de ensino público, que relataram que a falta dos ônibus obriga crianças e adolescentes a caminhar longos trajetos para ir e voltar da escola.

De acordo com Willian, “muitos alunos ficaram desmotivados com os estudos, colocando em risco a aprendizagem e o desenvolvimento pedagógico. Nesse sentido, a ausência de transporte público escolar caracteriza uma ação que ataca os direitos humanos da criança e adolescente, principalmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social que, sem condições de arcar com custos relativos a transportes, ficam impedidos de acessar as aulas”, lamenta.

O parlamentar solicita, no documento, informações sobre a quantidade de alunos afetados pela situação, quais escolas foram atingidas, e se foram avisadas com antecedência sobre a suspensão da circulação dos ônibus. Além disso, o vereador solicita o número do processo administrativo de licitação do transporte público escolar de Sumaré, pelo qual a Diretoria Regional de Ensino é responsável, e cópias do edital de licitação e da ata da sessão pública de licitação. Por fim, pergunta a razão pela qual não houve homologação da licitação e se foi aberto processo administrativo para contratação emergencial, solicitando cópia do contrato.




Publicado em: 24 de fevereiro de 2021