Vereador João Maioral apresentou a proposta, que objetiva despertar a população para o tema e desenvolver atividades educativas sobre o assunto
Os vereadores de Sumaré aprovaram, durante a 2ª sessão ordinária de 2021, que aconteceu na terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 35/2021, de autoria do vereador João Maioral (PDT), que institui no calendário oficial de eventos do município o dia 15 de junho como data comemorativa anual de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A proposta, que recebeu 19 votos favoráveis, objetiva alertar, sensibilizar, conscientizar e envolver a população no combate à violência contra idosos.
Segundo o PL, a intenção por trás da data é a de promover uma ação conjunta na cidade, envolvendo as secretarias competentes, para o desenvolvimento de ações educativas preventivas destinadas à orientação, conscientização e enfrentamento às violações contra a saúde, o bem estar e a dignidade da pessoa idosa.
A propositura esclarece, baseada em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional dessas pessoas, impedindo o desempenho de seu papel social. Esse tipo de violência ocorre geralmente dentro do contexto familiar, praticado por pessoas ou instituições que os cercam.
Para João Maioral, “apesar de haver um baixo índice de denúncia, a violência contra a pessoa idosa é uma violação aos direitos humanos, e precisa ser enfrentada com implementação de ações que amenizem situações de risco. É preciso sensibilizar e envolver a população do município de Sumaré para reflexão e construção de estratégias coletivas de prevenção e enfrentamento contra a violação de direitos desta parcela da população”.
Publicado em: 12 de fevereiro de 2021