Parlamentares de dezoito cidades se articulam em defesa do Hospital Estadual de Sumaré
Um manifesto redigido pela Frente Parlamentar Regional Em Defesa do Hospital Estadual de Sumaré (HES) na última quinta-feira (14) solicita ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, que mantenha os investimentos no HES, para que a população não seja prejudicada por falta de serviços médicos hospitalares. A frente, criada com representantes das Câmaras de dezoito cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), pede que sejam revogados os efeitos da Resolução nº 1, de 4 de janeiro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde, que afetam os repasses ao Hospital Estadual.
No manifesto, o grupo explica, com base em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, que o HES é considerado um dos dez melhores hospitais brasileiros conveniados aos SUS. “Seu pleno funcionamento permite uma expressiva redução das demandas de atendimentos no complexo hospitalar da Unicamp e dezenas de outros hospitais públicos da RMC”, reiteram os parlamentares.
Com a publicação da Resolução nº 1, de 4 de janeiro de 2021, foram anunciadas restrições orçamentárias relacionadas a convênios, prevendo redução de 12% na subvenção para a área da saúde em todo o estado. Informações do Sinsaúde - Regional Campinas, sindicato que representa a categoria, citadas no documento elaborado pelos vereadores, afirmam que os cortes significariam uma redução de pelo menos 7 mil exames, 17 mil consultas e 4,5 mil cirurgias no período de um ano.
“O Hospital de Sumaré é uma referência para a região de Campinas e essa população, com mais de 3 milhões de pessoas, depende de seu pleno funcionamento. Esse movimento com vereadores de toda região só reforça sua importância. Parabenizo aos vereadores e vereadoras pela iniciativa e convido a todo que queiram assinar conosco”, garante Willian Souza, que está à frente do grupo.
Fazem parte da Frente Parlamentar Regional, de caráter suprapartidário, o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), o presidente da Câmara de Hortolândia, vereador Paulo Pereira Filho (PL), o presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Elvis Ricardo Maurício da Silva (Pelé) (PSDB), o presidente da Câmara de Holambra, Mauro Sérgio de Oliveira (PTB), o presidente da Câmara de Pedreira, vereador Dr. Zé Carlos (PSDB), o presidente da Câmara de Morungaba, vereador Tomás Federicci (DEM), o presidente da Câmara de Jaguariúna, Afonso Silva (Cidadania), o presidente da Câmara de Santo Antônio de Posse, Edson Gonçalves Santana (PV), e os vereadores Professora Juliana (PT - Americana), Zezé da Saúde (PTB - Artur Nogueira), Guida Calixto (PT - Campinas), Paolla Miguel (PT - Campinas), Cecílio Santos (PT - Campinas), Professora Cristiane Paes (PT - Cosmópolis), Clodoaldo Santos da Silva (MDB - Hortolândia), Dr. Ulisses (PSD - Itatiba), Professor Adriel (PT - Monte Mor), Tiguila Paes (Cidadania - Paulínia), Esther Moraes (PL - Santa Bárbara D'Oeste), João Marcos Bazani (PV - Santo Antônio de Posse), Professor Marcelo Diversidade (Mandato coletivo PT - Valinhos) e Rodrigo Paixão (PDT - Vinhedo).
Publicado em: 15 de janeiro de 2021