Em moção de apelo, que será votada na retomada das atividades legislativas, vereador de Sumaré questiona reduções de verbas para o Hospital Estadual
O vereador Sirineu Araújo (PL) protocolou na Câmara de Sumaré, na última quarta-feira (13), uma moção de apelo ao governador do estado de São Paulo em protesto ao corte de 12% nos repasses mensais de atendimento ao SUS. No documento, que será apreciado na volta das atividades legislativas, o parlamentar solicita que sejam revogadas as reduções anunciadas através da Resolução nº 1, de 4 de janeiro de 2021, principalmente no que concerne aos cortes relacionados com o Hospital Estadual de Sumaré (HES).
Segundo a moção, a redução de recursos de custeio deve impactar em todos os atendimentos de alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes. Em Sumaré, o Hospital Estadual vem sofrendo com perdas em determinadas áreas de atendimento, em função das contenções anunciadas pelo governo de São Paulo, o que afeta diretamente a população sumareense e de cidades vizinhas.
De acordo com Sirineu, “é de claro entendimento que, especialmente no período de pandemia, os órgãos da saúde necessitam de mais repasses e não de cortes em seus orçamentos. Mesmo que todo recurso para combate à pandemia de Covid-19 seja mantido, a medida de corte afetará diretamente entidades filantrópicas, autarquias, fundações e instituições de saúde universitárias, em ações não relacionadas ao coronavírus”, afirma.
Publicado em: 14 de janeiro de 2021