Moção de apelo apresentada pelo vereador ao Governo do Estado tem o objetivo de evitar que munícipes tenham que se deslocar até a unidade de Campinas para ter acesso a serviços
O vereador Rudinei Lobo (PL) apresentou moção de apelo ao Governo do Estado para a instalação de uma unidade do Poupatempo na cidade de Sumaré, durante a última sessão da Câmara Municipal, que ocorreu na terça-feira (2). A moção, que pretende evitar que os munícipes precisem se deslocar até a cidade de Campinas para ter acesso aos serviços, recebeu 19 votos favoráveis.
O documento esclarece que o Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pelo Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp - Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração, em 1997, já prestou mais de 570 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do estado, além de um posto móvel.
Rudinei lembra na moção que o Poupatempo oferece em um mesmo espaço diversos serviços de utilidade pública, agilizando o atendimento e descomplicando o funcionamento de órgãos estaduais. Juntas, as unidades atendem mais de 185 mil cidadãos por dia, oferecendo serviços relacionados à emissão de documentos.
Segundo o vereador, “muitas vezes, nossos munícipes se deslocam quilômetros para utilizar os serviços do Poupatempo. São cerca de 30 km, entre Sumaré e Campinas, onde se encontra a unidade. Em Campinas, existiam dois Poupatempos, um no centro e outro no Jardim do lago, no Campinas Shopping. Porém, como anunciado na semana passada, a unidade do centro foi fechada. Por esse motivo, solicitamos a transferência ou a instalação de uma unidade no município de Sumaré”.
Publicado em: 08 de junho de 2020