Proposta se destina a munícipes com mais de 60 anos de idade que tenham interesse em aprender a manusear computadores e suas ferramentas
Um Projeto de Lei protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Sumaré cria o Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade. Proposto velo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), o PL nº 72/2020 se destina a munícipes com mais de 60 anos de idade que tenham interesse em aprender a manusear computadores e suas ferramentas, como Windows, Word, Excel, entre outros. A propositura passará pelas comissões parlamentares antes de ser colocada em votação no plenário.
A ideia é que sejam oferecidos cursos para esta população. A Secretaria Municipal de Educação poderá firmar convênios de cooperação técnica ou financeira com entidades de direito público ou privado, inclusive universidades.
Os critérios para cadastramento dos interessados serão definidos em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. Caso a proposta seja aprovada, o Poder Público deve regulamentar a lei em 90 dias após a publicação da mesma.
De acordo com Dr. Sérgio, “sabemos que muitos idosos têm necessidades, mas possuem receios e reservas quanto à utilização de computadores e outros equipamentos. Eles acabam se autoexcluindo da era tecnológica e acreditando que somente os mais jovens podem usufruir das últimas ferramentas disponíveis. Assim, nosso programa apresenta novas possibilidades para aumentar e melhorar a relação de pessoas da terceira idade com as novas ferramentas tecnológicas, o que poderá ser extremamente útil em seu cotidiano”.
Publicado em: 15 de maio de 2020