Em moção de apelo apresentada na última sessão da Câmara, vereador também solicitou regulação do sistema CROS para os municípios de forma regionalizada
Durante a sessão ordinária da última terça-feira (5), o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), apresentou moção de apelo ao governo do Estado para a construção de hospitais de campanha na cidade. No documento, que foi aprovado por 18 votos favoráveis, Willian também reivindica a transferência da regulação do sistema CROS para os municípios de forma regionalizada, já que o interior deve passar a receber pacientes da capital com coronavírus.
Na moção, o parlamentar afirma haver preocupação com relação ao acesso a cirurgias e internações que encontravam desafios mesmo antes da pandemia do covid–19, como os casos de ortopedia, oncologia, internações por infarto e AVC e terapia intensiva. Para a garantia desse direito, seria importante considerar o envio de recursos do Estado e da União para a elaboração de novos mecanismos, com o intuito de construir hospitais de campanha para atender toda a demanda.
O vereador acredita que os impactos da transferência de pacientes da capital para o interior serão mitigados somente se ocorrer uma força-tarefa para entender as possibilidades praticáveis por meio de ações interfederativas, e, assim, criar novos leitos, conforme a necessidade da população. “É necessário abrir um amplo diálogo com os órgãos de saúde e autoridades competentes, a fim de compreender o quadro hospitalar disponível para suprir as necessidades locais e as que virão, conforme o anúncio do governo estadual”, explica Willian.
Segundo o documento, é indispensável também a configuração da regulação de vagas nos hospitais de forma autônoma e regionalizada, para garantir a equidade no acesso a procedimentos de alta complexidade. Para o parlamentar, “o Sistema Único de Saúde é universal e deve funcionar com toda capacidade técnica disponível, com o intuito de preservar a vida humana. Nesse sentido, as parcerias além das fronteiras municipais são fundamentais para manter a atenção adequada aos usuários que necessitam do sistema”.
Publicado em: 06 de maio de 2020