Notícias

Notícias da Câmara



Willian pede soluções ao vice-governador sobre problemas na saúde e na educação em Sumaré

Visualize fotos

Presidente da Câmara aproveitou a vinda Rodrigo Garcia para apresentar dossiê do transporte escolar e pedir melhorias no serviço do Hospital Estadual

 

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), aproveitou a vinda do vice-governador Rodrigo Garcia ao município, na manhã desta quarta-feira (11), para cobrar soluções para problemas que afetam a população sumareense nas áreas da saúde e da educação. O vice-governador veio à cidade para anunciar a duplicação da SP-110/330, que liga o km 110 da Rodovia Anhanguera à região do Matão, com acesso às vizinhas Hortolândia e Paulínia. A obra é uma demanda antiga dos moradores dos três municípios.

Durante a cerimônia, Willian Souza entregou dois ofícios ao vice-governador. Um deles trata dos problemas no transporte público fretado para estudantes em Sumaré. O presidente da Câmara entregou o dossiê com dezenas de documentos contendo ofícios, moções, fotos e flagrantes que comprovam a situação precária do transporte escolar oferecido aos alunos da rede estadual de ensino.

“Nós apoiamos as ações do governo estadual quando são benéficas para o nosso povo, como é o caso da duplicação da rodovia que liga Sumaré a Paulínia, mas também cobramos aquilo que ainda há de problema. E a situação do transporte escolar dos alunos da rede estadual ainda é um grave problema sem solução em nossa cidade. Por isso, aproveitamos a vinda do vice-governador para reforçar esse pedido sobre um tema que estamos acompanhando de perto desde o início do ano”, explica.

Na semana passada, Willian já havia entregado o dossiê a representantes da Secretaria Estadual de Educação que estiveram em Sumaré. Nas últimas semanas, o vereador oficiou representantes de diversos órgãos públicos, como Prefeitura, Diretoria Regional de Ensino, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Ministério Público, Conselho Tutelar e Assembleia Legislativa (Alesp).

O levantamento feito pelo presidente da Câmara aponta diversas irregularidades no transporte escolar, como crianças transportadas em pé e sem cinto de segurança, além de ônibus com pneus carecas. O vereador denuncia também o fim do transporte escolar a centenas de estudantes de Sumaré neste ano. Willian ainda comprovou que a Diretoria Regional de Educação de Sumaré havia fretado ônibus escolares sem autorização da Prefeitura. Como consequência à atuação do vereador, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural apreendeu dois coletivos que faziam o transporte de estudantes de forma ilegal.

SAÚDE

O outro ofício que o presidente aproveitou para entregar ao vice-governador foi um pedido para que seja analisada a possibilidade de mudança na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para Sumaré, de maneira que a população local seja melhor atendida pelo Hospital Estadual de Sumaré. O parlamentar solicitou ainda que seja estudada a possibilidade de implantação de pronto-atendimento no referido hospital a fim de desafogar as duas UPAs do município.

“A cidade de Sumaré abriga o Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini, construído em nosso município após cessão de área pela prefeitura e que atende milhares de pacientes de toda a região e também de fora do Estado. Desde que a Cross foi centralizada na capital do Estado, o tempo de espera por vagas no HES aumentou para moradores da cidade”, relatou Willian Souza no ofício encaminhado ao vice-governador.

O vereador ainda citou que, apesar dos esforços, a Administração Municipal ainda encontra dificuldades em ampliar o atendimento de urgência e emergência realizado nas duas UPAs, motivo pelo qual sugere que o Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini ofereça o serviço de pronto-atendimento.




Publicado em: 12 de março de 2020