Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores aprovam desembarque seguro para idosos em ônibus

Visualize fotos

 

Além do PL do vereador Willian Souza, outras quatro propostas foram aprovadas na 6ª sessão ordinária do ano

 

Na sessão ordinária da última terça-feira (10), a Câmara de Sumaré aprovou o Projeto de Lei nº 08/2020 que assegura a prioridade do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos de transporte coletivo do município. De autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), o projeto recebeu 20 votos favoráveis.

A proposta garante a segurança de idosos durante o embarque e o desembarque nos veículos do sistema de transporte coletivo de Sumaré. Além disso, prevê que, para sua segurança, será facultada a opção pela porta em que efetuarão o desembarque, que pode ser ou não a mesma do embarque.

O vereador explica que o PL surgiu após uma idosa, de 73 anos, haver sido arrastada por um ônibus, depois de ter caído do veículo durante o desembarque. “Enquanto descia num ponto de parada próximo à sua casa, no Matão, Dona Mercedes ficou presa na porta traseira do veículo, e o motorista acelerou. A idosa, que sempre se manteve ativa, passou a contar com a ajuda da filha para atividades simples, por conta das escoriações resultantes do acidente”.

De acordo com a propositura, a prioridade de embarque do idoso em ônibus é garantida pelo artigo 42 da lei de criação do Estatuto do Idoso. “Mesmo propondo a extensão do benefício da prioridade no desembarque, previmos também facultar ao idoso a escolha entre desembarcar ou não pela porta de embarque. Isso o poupa da possível competição com os usuários que entram no veículo, principalmente nos horários de pico”, esclarece Willian. 

O projeto agora segue para a sanção do Executivo e, somente após a aprovação, passa a vigorar como lei municipal.

VOTAÇÃO

Outros cinco projetos foram discutidos durante a 6ª sessão ordinária de 2020. Com 20 votos favoráveis, os vereadores aprovaram o PL nº 290/2019, de autoria de Rudinei Lobo (Republicanos), que autoriza o Poder Executivo a implantar o Programa Empresa Amiga do Esporte; o PL nº 315/2019, do vereador Professor Edinho (Rede), que institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal do Profissional de Enfermagem; e o PL nº 14/2020, apresentado por Josué Cardozo (SD), que denomina a Avenida D do Loteamento Residencial Viva Vista de Avenida Cândido José Ribeiro.

O projeto nº 313/2019, do vereador Sebastião Correa (PTB), que obriga a instalação de dispositivos de áudio junto a terminais de consulta de preços, por meio de leitura de código de barras, nos estabelecimentos da cidade, foi aprovado por 16 votos a favor. Já o PL nº 311/2019, de Claudio Meskan (PSB), que proíbe a fixação de aviso de Estabelecimento Exclusivo para Clientes em frente a lojas e estabelecimentos comerciais, saiu de pauta, por conta do pedido de vista do vereador Décio Marmirolli (PSB), que foi aprovado por 16 parlamentares.




Publicado em: 11 de março de 2020