Notícias

Notícias da Câmara



Câmara vota PL que permite às empresas custear manutenção de praças públicas de Sumaré

Visualize fotos

 

Proposta apresentada pelo vereador Rudinei Lobo (Republicanos) será apreciada pelos parlamentares durante a 6ª sessão ordinária desta terça-feira

 

Os vereadores de Sumaré votam o Projeto de Lei proposto pelo vereador Rudinei Lobo (Republicanos) que autoriza a Prefeitura a transmitir para empresas os encargos de execução e manutenção de praças, ginásios, quadras, piscinas e demais estruturas esportivas públicas da cidade, sem ônus para o erário. A proposta do Programa Empresa Amiga do Esporte consta no PL nº 290/2019, que está na Ordem do Dia da 6ª Sessão Ordinária de 2020, marcada para acontecer a partir das 18h desta terça-feira (10).

De acordo com o PL, podem fazer parte do projeto as pessoas jurídicas, associações de classe, associações de bairros, clubes de serviços e pessoas físicas. Como contraprestação pelo serviço, as empresas poderão fixar foto ou logotipo do colaborador e dizeres referentes aos encargos assumidos. A publicidade poderá ser feita em placas, pintura em muros, cavaletes, faixas e demais artefatos que promovam visualização coletiva.

As empresas poderão arcar com manutenções periódicas, obras de reforma e ampliação, melhorias estruturais, doação de materiais, entre outras atividades que colaborem com os espaços esportivos da cidade.

Na visão do autor, o projeto proporciona a melhoria dos locais de prática esportiva e incentiva o setor privado a colaborar com o esporte local. “A iniciativa privada é um fator importante para o desenvolvimento de novos atletas no município. Muitos destes atletas não conseguem patrocínio para sua modalidade”, constata Rudinei Lobo.

De acordo com o projeto, os interessados deverão apresentar à secretaria municipal responsável a intenção em participar do Programa Empresa Amiga do Esporte, indicando a área pública pretendida e os serviços que se propõem a realizar ou manter. Após o pedido, o Poder Público poderá autorizar ou não a participação da entidade interessada.

Caso o pedido seja aprovado, a empresa deve executar o serviço sempre com a orientação e fiscalização dos órgãos competentes. O programa será formalizado por meio de termo de cooperação, que deverá conter cláusulas definindo a área, a descrição dos serviços a serem prestados, o prazo de duração (que não poderá exceder 60 meses) e a previsão de rescisão do acordo.

Encerrada a cooperação por decurso do prazo de vigência ou por rescisão, qualquer benfeitoria decorrente do programa será integrada ao patrimônio público, não tendo o adotante direito de retenção ou indenização a qualquer título.

ORDEM DO DIA

Outros cinco Projetos de Lei estão na Ordem do Dia na sessão desta terça-feira. O PL nº 311/2019, de autoria do vereador Claudio Meskan (PSB), proíbe a afixação de aviso de estacionamento exclusivo para clientes em frente a lojas e estabelecimentos comerciais. O PL nº 313/2019, de autoria do vereador Sebastião Correa (PTB), obriga a instalação de dispositivos de áudio junto a terminais de consulta de preços por meio de leitura de código de barras nos estabelecimentos.

Proposto pelo vereador Professor Edinho (Rede), o PL nº 315/2019, institui o dia 12 de maio como Dia Municipal do Profissional de Enfermagem. O PL nº 14/2020, do vereador Josué Cardozo (SD), denomina como Avenida Cândido José Ribeiro a Avenida D do loteamento residencial Viva Vista. O último projeto a ser votado é o PL nº 16/2020, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), que dispõe sobre a segurança do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos de transporte coletivo e sobre a prioridade nesse desembarque.




Publicado em: 09 de março de 2020