Marcio Brianes é autor da proposta que incentiva o cultivo de árvores frutíferas em áreas públicas da cidade
Foi aprovado, na sessão ordinária da última quinta-feira (27), o PL nº 49/2019, que cria no município de Sumaré o Programa Pomares Comunitários em áreas públicas, praças, campos de futebol, creches, escolas e centros comunitários. A proposta, de autoria do vereador Marcio Brianes (PCdoB), recebeu 20 votos a favor e segue para a sanção do prefeito Luiz Dalben.
De acordo com a propositura, que tem por objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida dos sumareenses, o programa deverá incentivar o plantio de árvores frutíferas nas áreas e estabelecimentos públicos acessíveis à população. “É, também, uma maneira de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar de árvores frutíferas”, justifica Brianes.
O PL determina também que futuros empreendimentos devem destinar 20% das áreas a serem recuperadas ou compensadas ao plantio de árvores frutíferas. O vereador acredita que as ações do Programa Pomares Comunitários contribuirão para o desenvolvimento da consciência e o crescimento de ações culturais e educacionais, promovendo a proteção do meio ambiente e a melhoria na alimentação, principalmente dos mais carentes.
Segundo o parlamentar, “embora se reconheça a importância das frutas para a saúde, pouco se veem árvores frutíferas ao nosso redor, acessíveis a todos. Existem vários espaços públicos, praças, canteiros de avenidas, margens de rodovias, imediações de campos de futebol, que serviriam a esta finalidade. A medida é, ainda, uma forma de criar beleza natural integrada ao paisagismo da cidade e proporcionar sombra em diversos espaços, inclusive em seus bairros mais centrais”, acrescentou.
Publicado em: 02 de março de 2020