Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores aprovam PL que limita colocação de postes em calçadas

Visualize fotos

 

Projeto do vereador Ronaldo Mendes, que impede instalação de postes em calçadas com menos de dois metros de largura, pretende facilitar o trânsito de pedestres

 

Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (27), a Câmara de Sumaré aprovou, com 20 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 67/2018, do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que proíbe a instalação de postes de qualquer natureza em calçadas com largura inferior a dois metros. O projeto aprovado deve seguir para a sanção do Executivo municipal.

A propositura obriga as concessionárias e outras empresas com postes instalados anteriormente à aprovação da lei a retirá-los e a substitui-los por equipamentos adequados, autorizados pelo Poder Executivo do município, no prazo de 360 dias. Além de autorizar novas instalações, também caberá à Prefeitura fiscalizar a regularidade dos postes existentes.

O vereador justifica a iniciativa pela necessidade cada vez maior de orientação e conscientização sobre o abuso das empresas de exploração comercial de energia, telefonia, tv a cabo e internet. “A colocação de postes, cabos e fios muitas vezes ocorrem em locais prejudiciais às pessoas e à mobilidade urbana. A depender da circunferência do poste, sua instalação em uma calçada com menos de dois metros de largura poderá impossibilitar a passagem de pedestres, principalmente, daqueles com deficiência física”, explica.

Segundo a proposta, somente se excetuam da proibição os casos de interesse público permitidos pelo Executivo municipal.

 

 

 

 




Publicado em: 02 de março de 2020