Em sessão solene, estudantes eleitos foram diplomados, empossados e conheceram vereadores que serão seus padrinhos ao longo do ano
Durante a sessão solene promovida pela Câmara de Sumaré na última quinta-feira (6) no anfiteatro de Nova Veneza, os parlamentares jovens elegeram a Mesa Diretora que presidirá os encontros mensais no decorrer do primeiro semestre de 2020. Foram eleitos Sabrina Almeida Alves, como presidenta, Luca Gomes Pereira, vice-presidente, Aline Cristina de Oliveira Paulino, 1ª secretária, e Arthur Souza da Conceição, como 2º secretário.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), o presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudú Lima (Cidadania), além dos vereadores Claudio Meskan (PSB), Ney do Gás (PV) e Ulisses Gomes (PT). Também participaram a diretora Aparecida Antonia Bertazi Beloto, da Escola Estadual Elysabeth de Mello Rodrigues e o diretor da Escola Estadual Savino Campigli, Renan Eraldo Soeiro de Faria.
Na solenidade, os vereadores jovens receberam diplomas e foram declarados oficialmente empossados pelo presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT). O parlamentar elogiou a atitude dos estudantes de participar da atividade política, e dos pais que incentivam seus filhos a se inteirarem do processo legislativo do município.
“No ambiente polarizado que o país atravessa, muita gente diz que não gosta de política, mas é através da política, que é uma arte de convencimento e de construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária, que teremos garantias e avanços na conquista de direitos dos cidadãos. Quando os pais trazem os jovens e quando eles decidem participar do Parlamento Jovem, estão dando um grande passo para fazer uma mudança importante na nossa cidade e no nosso país. A juventude tem um papel fundamental em qualquer processo político”, declarou Willian.
Também foram sorteados os vereadores da Câmara Municipal que irão apadrinhar cada um dos parlamentares jovens eleitos. Eles poderão manter contato durante todo o mandato dos estudantes, tirando dúvidas e aconselhando sobre possíveis projetos e debates importantes para a cidade. A primeira sessão do Parlamento Jovem em 2020 está marcada para 7 de março.
O vereador Hélio Silva (Cidadania) será padrinho de Marisa Oliveira de Jesus, o vereador Ronaldo Mendes (PSDB) apadrinhará Lorena Nicoly Paschoal De Lima, o vereador Marcio Brianes (PCdoB) será padrinho de Guilherme Felipe Feitosa da Silva, o vereador João Maioral (PDT) apadrinhará Aline Cristina de Oliveira Paulino, o vereador Joel Cardoso (SD) será padrinho de Kaylany De Souza Alves, o vereador Rudinei Lobo (Republicanos) apadrinhará Guilherme Augusto Marangoni De Moraes, o vereador Willian Souza será padrinho de Vitor Da Silva Vieira, o vereador Josué Cardozo (SD) apadrinhará Gabriel Rodrigues do Nascimento Ataíde, o vereador Sebastião Correa (PTB) será padrinho de Alexander Ferreira de Lima, o vereador Ney do Gás (PV) apadrinhará Sabrina Almeida Alves, o vereador Fabinho (SD) será padrinho de Eber Junio Cortinhas Jacon, o vereador Professor edinho (Rede) apadrinhará Wollyvier Wagner De Faria Teodoro, o vereador Décio Marmirolli (PSB) será padrinho de Isaac Dias Alves De Oliveira, o vereador Edgardo Cabral (Republicanos) apadrinhará Arthur Souza da Conceição, o vereador Dr. Rubens Champam (PSDB) será padrinho de Alice Santos Silva, o vereador Ulisses Gomes (PT) apadrinhará Geissieli Victor de Oliveira, o vereador Cláudio Meskan (PSB) será padrinho de Luca Gomes Pereira, o vereador Dudú Lima (Cidadania) apadrinhará Salomão Carlos De Souza Bernardino, o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) será padrinho de Nicolas Garcia De Souza, o vereador Valdir de Oliveira (DEM) apadrinhará Victoria Caroline Oliveira Da Silva, e o vereador Fininho (PSD) será padrinho de Rafaela Raiany Gouvêa De Assis.
“Faz parte do meu compromisso pessoal e político trabalhar com a juventude do nosso município. Então, não é à toa que retomamos o Parlamento Jovem, que foi importantíssimo para a minha formação. Fui parlamentar jovem 14 anos atrás, mas o projeto parou por diversos motivos. Agora, tenho orgulho em estar presente em mais uma diplomação e tenho orgulho de ver os jovens sendo eleitos dentro das escolas, em um processo democrático”, comemorou o vereador.
Criado em 2005 e reformulado em 2017, o Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré permite que estudantes das escolas do município conheçam na prática como é o trabalho de um vereador. No decorrer do ano, os jovens vão participar de sessões ordinárias, apresentar projetos, votar e debater os problemas do município. Os encontros acontecem sempre no plenário da Câmara no primeiro sábado de cada mês e são abertos ao público. A primeira reunião de 2019 está prevista para o dia 09 de março.
Publicado em: 07 de fevereiro de 2020