Proposta recebeu unanimidade dos votos favoráveis, e data poderá ser comemorada com palestras, debates, atividades educacionais, esportivas e culturais
Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei que cria o Dia do Grêmio Estudantil. O PL nº 343/2019, de autoria do vereador Dudú Lima (Cidadania), recebeu todos os 20 votos possíveis durante a sessão ordinária desta terça-feira (4). Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Luiz Dalben e vire lei, o Dia do Grêmio Estudantil será comemorado anualmente no dia 28 de março.
Durante a data, o Poder Executivo poderá realizar, juntamente com os grêmios estudantis, palestras, debates, atividades educacionais, esportivas e culturais, visando resgatar a história do movimento estudantil e enaltecer a importância dos estudantes e grêmios na sociedade e no exercício da cidadania.
“Os grêmios estudantis do nosso município têm a função de fazer valer os interesses e direitos dos estudantes. A data contribuirá para o desenvolvimento desta parcela tão importante da população, incentivando nossos jovens a participarem ativamente dos processos de tomadas de decisões e deliberações nas escolas e universidades”, justifica Dudú.
O parlamentar ainda explica que o dia 28 de março foi escolhido por ser a data da morte do estudante Edson Luís de Lima Souto, assassinado em 1968, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, enquanto participava de um protesto contra o alto valor das refeições servidas aos estudantes. O assassinato marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar, que endureceu até que fosse decretado o chamado Ato Institucional número cinco (AI-5), de 13 de dezembro de 1968.
Publicado em: 06 de fevereiro de 2020