Vereador Professor Edinho entregou moção de congratulação ao designer Ubiratan Bizarro Costa, que fabricou o equipamento capaz de devolver movimentos aos dedos do pianista
Na sessão ordinária da última terça-feira (4), o vereador Professor Edinho (Rede) entregou moção de congratulação a Ubiratan Bizarro Costa, pela criação das luvas que possibilitaram a volta do maestro João Carlos Martins ao piano. A moção foi aprovada por 15 votos favoráveis.
Ubiratan, mais conhecido como Bira, tem 55 anos de idade e é designer industrial automotivo. Dono de uma escola de desenho em Sumaré há mais de 28 anos, ao acompanhar uma apresentação do pianista e maestro João Carlos Martins, se sensibilizou com a limitação de seus movimentos.
Com o objetivo de estimular a volta dos movimentos dos dedos das mãos do maestro, o designer desenvolveu um par de luvas e, quando teve a oportunidade, o entregou. Após diversas mudanças no projeto, o equipamento foi capaz de devolver a João Carlos Martins a capacidade de tocar. Com a ajuda das luvas criadas por Ubiratan, depois de dezenas de operações infrutíferas, o maestro se apresentou ao piano na comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, no último dia 25 de janeiro.
“Esse é mais um feito do professor Ubiratan, de uma generosidade e de uma genialidade dignas das manchetes nacionais e mundiais, levando o nome de nossa cidade aos quatro cantos do mundo”, comemorou o vereador.
O designer esteve presente no plenário da Câmara para receber a homenagem e explicou que, “no início, era um presente que queria dar ao maestro. Algo pequeno, que ele pudesse usar para tocar em casa. E desde então, ele tem vindo me a ajudar a desenvolver o projeto, e a luva já está na quinta edição”.
Publicado em: 05 de fevereiro de 2020