Notícias

Notícias da Câmara



Câmara realiza sessão solene de posse do Parlamento Jovem 2020

Visualize fotos

Projeto permite que 21 vereadores jovens eleitos vivenciem o cotidiano do Poder Legislativo durante o ano

 

A Câmara de Sumaré promove na quinta-feira (6) a sessão solene de posse e diplomação dos vereadores eleitos no Parlamento Jovem municipal para o ano de 2020. No evento, marcado começar às 19h, no Anfiteatro Dirce Dalben, também ocorrerá a eleição da Mesa Diretora para o primeiro semestre do ano e o sorteio para a escolha de vereadores padrinhos para os parlamentares jovens.

Durante a solenidade, serão diplomados os 21 vereadores jovens eleitos e os 21 suplentes. Os eleitos tomarão posse de seus cargos e, em seguida, será realizada a eleição para a Mesa Diretora, composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, que presidirá as sessões do Parlamento Jovem municipal durante o primeiro semestre de 2020.

Também serão sorteados os vereadores da Câmara Municipal que devem apadrinhar cada um dos parlamentares jovens eleitos. Eles poderão tirar dúvidas e pedir aconselhamento aos vereadores sobre possíveis projetos e discussões relevantes para o município.

No total, 6.923 votantes elegeram representantes em 15 escolas. O mais votado foi o estudante Guilherme Felipe F. da Silva, da Escola Municipal Leandro Franceschini, com 546 votos. Também se elegeram Rafaela Raiany Gouvea de Assis, Salomão Carlos de Souza Bernardino, Sabrina Almeida Alves, Eber Junior Jacon, Alexander Ferreira de Lima, Gabriel Rodrigues do Nascimento, Nicolas Garcia de Souza, Victoria Caroline Oliveira Silva, Wollyiver Wagner de Faria Teodoro, Aline Cristina de Oliveira Paulino, Isaac Dias Alves de Oliveira, Alice Santos Silva, Arthur Souza da Conceição, Lorena Nicoly Paschoal de Lima, Marisa Oliveira de Jesus, Guilherme Augusto Moraes, Luca Gomes Pereira, Vitor da Silva Vieira, Kaylani Sousa Alves, Geissieli Victor de Oliveira. Para o período, foram eleitos 12 meninos e 9 meninas.

Por meio de sessões mensais, com exceção do mês de julho, quando não ocorrerá o encontro por ocasião das férias escolares, os parlamentares jovens exercerão a vivência dos trabalhos do Poder Legislativo. O parlamentar jovem será acompanhado pedagogicamente pela Escola do Legislativo, que promoverá ações formativas para o desenvolvimento do mandato.

“Buscamos neste projeto formar a consciência político-cidadã de alunos e alunas do Ensino Médio, matriculados regularmente em escolas da rede pública ou particular. O parlamentar jovem vivenciará, de forma simulada, a função e o cotidiano do Poder Legislativo. Durante o mandato, além das sessões plenárias de aprendizagem dos trâmites legislativos, haverá a formação por meio cursos, oficinas e palestras que tratem de temas de interesse da comunidade”, explicou o presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudú Lima (Cidadania).

 O mandato dos vereadores jovens termina na última sessão ordinária do Parlamento Jovem do ano. O parlamentar só pode participar de um único mandato e não será remunerado, pois é uma atividade de caráter educativo.




Publicado em: 04 de fevereiro de 2020