Propositura do vereador ressalta a importância da comunidade nipônica para o município
O vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) apresentou, na última quinta-feira (23), na Secretaria da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 6/2020, que integra o Dia da Imigração Japonesa ao calendário oficial do município de Sumaré. Caso o projeto seja aprovado, a data deverá ser comemorada anualmente no dia 18 de junho.
Segundo a proposta, a data é significativa, pois em 1908, na manhã de 18 de junho, chegou ao porto de Santos o vapor Kasato-Maru, que transportava 781 imigrantes japoneses. Após uma viagem de 52 dias, saindo do porto de Kôbe, a chegada passa a ser um símbolo do relacionamento entre Brasil e Japão. Conforme explica Dr. Sérgio Rosa, “esse momento marca o princípio das relações que se estabeleceram entre os povos dos dois países”.
O PL traz em sua justificativa a informação de que as 165 famílias presentes no vapor vieram de onze províncias do Japão, principalmente, Tokio, Fukushima, Kagoshima, Kumamoto, Okinawa, Ekimé, Yamagushi, Hiroshima, Koshi, Niigata e Yamanaki. A maioria das famílias teria se deslocado em busca de trabalho nas fazendas de café do estado de São Paulo e posteriormente do Paraná.
De acordo com o vereador, “a busca do sonho de uma nova vida trouxe ao Brasil inúmeros japoneses. Atualmente, eles e seus descendentes formam a sexta maior colônia estrangeira no país, depois dos portugueses, italianos, espanhóis, árabes e alemães. No município, a referência e a matriz da colônia japonesa é o Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Sumaré. A existência da entidade já é capaz de indicar a importância da comunidade japonesa para nossa cidade”, afirmou.
Publicado em: 31 de janeiro de 2020