Notícias

Notícias da Câmara



Willian quer instituir Dia Municipal dos Protetores de Animais em Sumaré

Visualize fotos

 

Presidente da Câmara justifica a criação da data como forma de reconhecer a atividade desenvolvida pelos voluntários da causa animal no município

 

O dia 10 de agosto poderá ser oficializado como o Dia Municipal dos Protetores e Cuidadores de Animais em Sumaré. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), por meio do Projeto de Lei nº 8/2020, protocolado na secretaria do Legislativo nesta quinta-feira (30).

De acordo com o autor da propositura, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos serviços prestados pelos cuidadores para a saúde pública e para a proteção e promoção dos direitos dos animais. O PL vai tramitar pelas comissões legislativas antes de ser votado em plenário.

Caso a proposta seja aprovada, ficarão reconhecidos como de utilidade pública os serviços desenvolvidos pelos protetores e cuidadores de animais em prol de proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade, atendendo às exigências legais.

O PL considera protetor ou cuidador dos animais toda pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, entidade sem fins lucrativos ou grupo de pessoas ligadas por vínculo de amizade ou vizinhança que, não sendo proprietário do animal encontrado solto ou abandonado, se coloque na posição de seu guardião.

Na data comemorativa de que trata o projeto poderão ser promovidas palestras, exposições, simpósios, entre outros eventos afins. “Na atualidade, é comum animais domésticos, como cães e gatos, sofrerem maus-tratos de diversas maneiras, inclusive o abandono. Por isso, é necessário que o trabalho árduo de protetores e cuidadores persista para que a população continue adquirindo a cultura de preservação e cuidado com os animais”, ressalta Willian Souza.

A data de 10 de agosto foi escolhida, conforme o presidente da Câmara, pois é o mesmo dia em que outros municípios celebram o Dia dos Protetores e Cuidadores de Animais, o que fortalece a cultura regional de proteção. Willian Souza justifica a criação da data em Sumaré como forma de reconhecer a atividade desenvolvida por essas pessoas de forma totalmente voluntária, sem lucro ou qualquer outro benefício que não seja o de ajudar os animais e salvar vidas.




Publicado em: 30 de janeiro de 2020