Projeto apresentado pelo vereador pretende auxiliar estudantes do 9º ano em suas escolhas acadêmicas e profissionais
Um Projeto de Lei que cria o Programa Municipal “Teste de Aptidão Vocacional” nas escolas públicas de Sumaré foi protocolado na última quarta-feira (22), pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT). O projeto engloba todos os alunos do 9º ano das escolas da rede municipal de ensino e determina que o teste será gratuito para esses estudantes.
O parlamentar argumenta que a propositura tem como finalidade auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas potencialidades, já que os testes vocacionais são ferramentas de orientação para os estudantes em suas escolhas acadêmicas e profissionais.
De acordo com a proposta, os testes serão programados e aplicados por equipes técnicas do município especializadas nas áreas de psicologia e psicopedagogia. As condições técnico-operacionais e os objetivos específicos dos testes aplicados serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo Dr. Sérgio Rosa, “é papel do município prestar esse tipo de atendimento, a fim de complementar e aperfeiçoar a formação dos jovens, principalmente os mais carentes, que não tem recursos próprios para realizar os testes”. O vereador entende que a aprovação do projeto e sua posterior execução como lei não criarão despesas extras. “O Poder Público Municipal dispõe de equipes especializadas que poderão executar os testes sem gerar ônus”, justifica.
Para que vá a votação no plenário da Câmara Municipal, o PL deve passar antes pela avaliação das comissões permanentes da Casa de Leis.
Publicado em: 27 de janeiro de 2020