Departamento é responsável por receber as sugestões, críticas, reclamações, solicitações de informação quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo Legislativo Municipal
A Ouvidoria Popular da Câmara Municipal de Sumaré realizou 261 atendimentos durante o ano de 2019. O departamento é responsável por receber as sugestões, críticas, reclamações, solicitações de informação quanto aos serviços e atendimentos prestados pela Câmara de Vereadores.
A maioria dos contatos feitos pelos cidadãos, porém, refere-se a solicitações de execução de serviços públicos, como troca de lâmpadas queimadas, fechamento de buracos em vias públicas e pedidos de providência em relação a terrenos abandonados. Nesses casos, a Ouvidoria encaminha as reclamações ao Poder Executivo para as providências cabíveis.
Em seguida, na lista das principais manifestações, aparecem as solicitações referentes à legislação municipal e à atividade legislativa da Câmara Municipal. São pedidos de acesso a leis municipais, sugestões de projetos, entre outros assuntos ligados à vereança.
Com trabalhos iniciados no dia 14 outubro de 2005, a Ouvidoria Popular da Câmara Municipal de Sumaré é hoje regida pela Resolução nº 300, de 12 de dezembro de 2018, sendo um dos principais mecanismos de comunicação entre a população e o Poder Público no município. Sua missão é compartilhar informações do legislativo sumareense, colaborando para a transparência das ações e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos e que promova a cidadania e a democracia.
As sugestões, reclamações e observações podem ser encaminhadas à Ouvidoria por meio do site (camarasumare.sp.gov.br), e-mail (ouvidoria@camarasumare.sp.gov.br), telefone (3883-8831), carta ou presencialmente (Travessa 1º Centenário, 32, Centro, das 8h às 17h).
Publicado em: 20 de janeiro de 2020