Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara participa de cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Sumaré

Visualize fotos

Evento que marcou o início das atividades dos cinco novos conselheiros aconteceu no plenário do Legislativo Municipal, na tarde desta quinta-feira

 

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), participou na tarde desta quinta-feira (09), no plenário da Casa de Leis, da posse dos novos conselheiros tutelares do município. Também estiverem presentes os vereadores Dr.  Rubens Champam (PSDB), Marcio Brianes (PCdoB), Professor Edinho (Rede), Valdir de Oliveira (DEM) e Dudú Lima (Cidadania).

A cerimônia deu posse aos conselheiros Rodrigo Almeida da Silva (1.204 votos), Michel Roberto Passos de Oliveira (938), Sandra Barriquelo (781), Ricardo Mendes Tomaz (742) e Juliana de Oliveira dos Santos (738), que se ocuparão do cargo pelos próximos quatro anos. As candidatas Edna Rodrigues dos Santos (595 votos) e Sheila de Souza (581) ficaram como suplentes. Ao todo, 8.450 eleitores compareceram às urnas no dia 6 de outubro de 2019.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eliane Pinheiro Cavallo, “apesar das dificuldades, por meio de parcerias com diversos setores da Prefeitura e com a Câmara Municipal, foi possível conduzir o processo eleitoral dos novos conselheiros”. “Nós sabemos que a função de conselheiro é muito desafiadora, mas tenho certeza que os eleitos farão um excelente trabalho para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, incentivou a presidente.

Ao cumprimentar os novos conselheiros, o presidente Willian Souza ressaltou a importância das eleições diretas para os membros do Conselho Tutelar e exaltou o papel do conselheiro na sociedade. “A escolha direta para a composição do Conselho é uma representação da democracia. Não há como questionar todo o processo eleitoral organizado, diante da votação significante que ocorreu. Os conselheiros tutelares, que vivenciam as dificuldades de se exercer a função, têm um braço de apoio dentro deste parlamento. Precisamos garantir o acesso, a liberdade de crença e a educação para que a criança e o adolescente cresçam sendo o que quiserem ser, com liberdade e dignidade garantidas”, enfatizou o parlamentar.

No exercício da função, o conselheiro tutelar receberá remuneração de R$ 3.051,50 por 40 horas semanais de trabalho. Antes da eleição, os candidatos tiveram que participar de processo seletivo, composto por prova e avaliação psicológica.

Para concorrer, os candidatos devem residir no município de Sumaré há pelo menos dois anos, ser maior de 21 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, comprovar experiência de, no mínimo, dois anos de trabalho com crianças e adolescentes, e ter reconhecida idoneidade moral, devidamente comprovada por certidões negativas expedidas pelos Cartórios Distribuidores Cíveis e Criminais, em âmbito Estadual e Federal da Comarca, bem como de decisões judiciais transitadas em julgado.

O Conselho Tutelar de Sumaré fica na Avenida 7 de Setembro, nº 1.085, Vila Menuzzo. Os telefones são 3828-7893 e 3873-2122.




Publicado em: 09 de janeiro de 2020