Proposta do presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), proposta tem o objetivo de garantir alimentação saudável e supervisionada por profissional
As unidades particulares de ensino conveniadas ao Programa de Educação Básica (Proeb) de Sumaré poderão ser obrigadas a ter pelo menos um nutricionista. A inclusão foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), por meio de um Projeto de Lei protocolado na secretaria do Legislativo Municipal no dia 10 de dezembro. O PL seguirá os trâmites nas comissões parlamentares para estar apto para ir à votação no plenário da Casa.
“A alimentação adequada é essencial para as crianças, ao mesmo tempo em que seguir um cardápio específico se faz necessário para suprir as necessidades de acordo com a idade dos alunos. Dessa maneira, reiteramos a necessidade deste projeto, a fim de manter uma alimentação saudável, com os nutrientes necessários indicados pelo especialista capaz de compreender as demandas”, defende Willian Souza.
Entre as funções previstas pelo PL ao profissional da nutrição está o monitoramento higiênico e sanitário dos alimentos, dos cardápios e do ambiente, além do planejamento do cardápio oferecido aos estudantes. O nutricionista também deverá fazer um relatório nutricional dos alunos e apresentá-lo à unidade de ensino e à Secretaria Municipal de Educação.
O nutricionista terá ainda que elaborar fichas técnicas de preparo e o receituário padrão da unidade, fazer a lista de compras dos insumos, realizar testes de aceitabilidade e adesão dos cardápios e informar a Secretaria Municipal de Educação quando houver necessidade de alteração do menu.
A carga horária mínima mensal a ser cumprida pelo profissional é de 4 horas de consultoria. O nutricionista deverá estar devidamente habilitado e em situação regular no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
Publicado em: 16 de dezembro de 2019