Grupo de 21 estudantes de escolas públicas de Sumaré teve a oportunidade de viver de perto a rotina do Legislativo Municipal
A atual legislatura do Parlamento Jovem de Sumaré, composta por 21 estudantes, encerra as atividades em 2019 com sessão ordinária neste sábado (7), a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal. Esta será a última reunião da atual formação, que tomou posse em fevereiro. Em 2020, assume um novo grupo de 21 estudantes, eleitos por 6.923 alunos de 25 escolas municipais e estaduais de Sumaré em eleição realizada no mês de novembro.
Ao longo do ano, os vereadores jovens se reuniram oito vezes em sessões ordinárias, momento em que os estudantes puderam propor projetos de lei, que, uma vez aprovados, são encaminhados aos seus vereadores padrinhos e têm a chance de se transformar em projetos de lei reais. Ao todo, foram protocolados nove projetos, 88 indicações, nove requerimentos e dez moções. Em outros nove encontros, os jovens atuaram em atividades de formação, quando participaram de palestras sobre temas variados.
Criado em 2005, o Parlamento Jovem foi reformulado nesta Legislatura por meio da Resolução 287, de 28 de junho de 2017, por iniciativa do vereador Dudú Lima (PPS), atual presidente da Escola do Legislativo, que comanda as atividades do Parlamento Jovem.
No próximo dia 14, os parlamentares jovens eleitos para a legislatura 2020 se reunirão para receber as informações sobre as atividades que vão desempenhar no cargo. Eles serão diplomados, empossados e prestarão compromisso na primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, a ser realizada no mês de fevereiro de 2020. Dos 21 novos parlamentares jovens, 12 são meninos e nove são meninas.
Publicado em: 06 de dezembro de 2019