Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré realiza eventos em celebração ao Dia da Consciência Negra

Visualize fotos

 

Sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares e a 3ª edição da Festa da Cultura Afro-Brasileira acontecem no dia 20 de novembro

 

O Dia da Consciência Negra em Sumaré será celebrado com dois eventos realizados pelo Legislativo Municipal na próxima quarta-feira (20): a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares, no Clube Recreativo, e a 3ª Festa da Cultura Afro-Brasileira, realizada na Estação de Sumaré. As comemorações pelo Dia da Consciência Negra são realizadas pela Câmara Municipal por meio da Comissão de Direitos Humanos, e tem apoio dos Conselhos Municipais de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, além das comissões de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Sumaré.

A celebração começa com uma sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares, às 9h, no Clube Recreativo de Sumaré (Avenida Rebouças, 863, Centro). Na ocasião, serão homenageadas 21 pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente no município. O diploma foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 252, de 2 de junho de 2004. Durante a sessão solene, haverá a apresentação do grupo Axé Brasil, exposição de do artista Adriano Sobral e apresentação do teatro “Griot, a criação do mundo”, do grupo Tupinambá.

No mesmo dia, a partir das 13h, acontece a 3ª edição da Festa da Cultura Afro-Brasileira na Estação de Sumaré (Avenida Júlia de Vasconcelos Bufarah, 615, Centro). A festa popular terá praça de alimentação, exposições de artigos africanos, comida haitiana, oficina de tranças, caricaturas e confecção de bonecas Abayomi. A programação artística fica por conta de grupos de capoeira, Bloco Pedra d'Água, Ojubá, DJ Piu Mix e Samba do Bolinha.

“O Dia da Consciência Negra é um momento não só de percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos, mas também uma reflexão coletiva e permanente em relação a como os negros foram e são tratados pela sociedade. As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis em várias áreas, como na religião, na música, na culinária e na própria formação do nosso povo. Precisamos agora ver cada vez mais ver negros e negras ocupando espaços de protagonismo, e o Diploma Zumbi dos Palmares ajuda a lançar luz sobre essas pessoas que se destacam na construção da nossa sociedade”, ressalta o presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT).

Tanto a sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares quanto a 3ª Festa da Cultura Afro-Brasileira são gratuitas e abertas a população.




Publicado em: 12 de novembro de 2019