Notícias

Notícias da Câmara



PL de Josué Cardozo institui Semana Municipal da Gastronomia em Sumaré

Visualize fotos

 

Projeto pretende incentivar que empresas do setor ganhem visibilidade e atraiam turistas

 

O vereador Josué Cardozo (SD) protocolou na Secretaria da Câmara, na última terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 302/2019, que institui a Semana Municipal da Gastronomia em Sumaré. Caso a propositura seja aprovada, o evento deve ocorrer anualmente na terceira semana do mês de outubro.

De acordo com o PL, entre os objetivos do evento estão evidenciar e reforçar a vocação gastronômica do município, reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empreendedores gastronômicos no fomento à economia da cidade, na distribuição de renda e na geração de inclusão social, além de ressaltar a importância da gastronomia para diversificar as atividades econômicas.

“A gastronomia de Sumaré, por meio de sua fartura e qualidade, é reconhecida como um dos grandes atrativos do município. Ao instituir uma Semana Municipal da Gastronomia, abre-se importante espaço para que as empresas do setor ganhem visibilidade, gerando benefícios, como incremento da economia e a atração de turistas. A realização de tal evento justifica-se porque, além de colocar a cultura gastronômica de Sumaré na vitrine, serve como uma importante ferramenta para impulsionar negócios”, afirma o vereador.

O projeto prevê também a criação do Festival Gastronômico “Comida do Bem”, que deverá ocorrer durante a Semana da Gastronomia e será organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Como parte do festival, também haverá um concurso gastronômico com distribuição de prêmios. Para participar do evento, os participantes deverão apresentar o certificado emitido pela Vigilância Sanitária, e o estabelecimento deverá ter sede em Sumaré. 

Pela proposta, será criada uma comissão para discutir o regulamento, escolha dos jurados técnicos e premiações. Essa comissão será formada por membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e pessoas do ramo gastronômico. Sobre o corpo do júri técnico, o PL determina que este necessariamente deverá ter conhecimentos em gastronomia.

Os participantes montarão estandes no local do evento e serão distribuídos em seis categorias: restaurantes, pizzarias, bares e choperias, padarias, cafés e confeitarias, lanchonetes e hamburguerias, e culinárias orientais. Seus pratos, além de serem degustados pelo júri técnico, serão servidos ao público, que poderá votar na refeição que mais gostou. Após as escolhas dos melhores pratos, a secretaria criará um roteiro gastronômico, contendo os pratos premiados, que poderá ficar disponível, de forma impressa, em locais públicos e privados ou de maneira digital.




Publicado em: 01 de novembro de 2019