Notícias

Notícias da Câmara



Parlamento Jovem de Sumaré tem 84 candidatos para a próxima legislatura

Visualize fotos

Campanha eleitoral começou nesta semana; eleição dos 21 novos vereadores jovens acontece nos dias 6 e 7 de novembro

 

Oitenta e quatro candidatos estão na disputa para as 21 vagas do Parlamento Jovem 2020 da Câmara Municipal de Sumaré. Após o fim do período de inscrições, a campanha eleitoral foi iniciada nesta terça-feira (22) e segue até o dia 5 de novembro. Até lá, os candidatos poderão apresentar suas propostas e pedir votos diretamente aos seus colegas do Ensino Médio. A listagem com os nomes e números dos candidatos será fixada em cada uma das escolas participantes, para que os alunos conheçam os concorrentes.

As eleições em todas as escolas da cidade acontecem nos dias 6 e 7 de novembro. A apuração dos votos e a divulgação dos eleitos estão marcadas para o dia 8, a partir das 13h, na Câmara de Sumaré, de forma aberta à população.

Entre os candidatos ao Parlamento Jovem, 43 são meninos e 41 são meninas. Das 25 escolas visitadas pela equipe da Escola do Legislativo da Câmara, 24 estão representadas entre os postulantes a uma vaga no Legislativo. Todos os alunos do Ensino Médio podem votar, mas só puderam se candidatar aqueles que estão cursando o 1º e o 2º ano.

O Presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudú Lima (Cidadania), que já ocupou uma vaga como parlamentar jovem, avalia que o programa oferece uma oportunidade para a juventude conquistar o espaço de representatividade e transformar em realidade todas as propostas e ideias que possui para as escolas, os bairros e o município como um todo.

"Com o Parlamento Jovem, um projeto educacional para a cidadania, a Câmara Municipal consegue abrir suas portas para os jovens e consegue passar um pouco da experiência parlamentar a esse estudante, que ainda tem um crescimento pessoal ao receber uma educação cidadã”, observa.

Durante o “mandato” de um ano, os jovens eleitos participam de sessões ordinárias mensais no plenário da Câmara Municipal, onde poderão propor leis que serão debatidas, votadas e, caso sejam aprovadas, serão encaminhadas ao vereador padrinho, que poderá propor um Projeto de Lei para a cidade. Os parlamentares jovens ainda podem sugerir indicações, requerimentos e moções, além de participarem de cursos de formação.




Publicado em: 24 de outubro de 2019