Notícias

Notícias da Câmara



Rudinei Lobo propõe Setembro Vermelho em Sumaré

Visualize fotos

 

PL do vereador é que o mês de setembro seja dedicado às ações de prevenção e combate às doenças cardíacas no município

 

O mês de setembro pode ser dedicado às orientações sobre as doenças do coração em Sumaré. É isso o que pretende o vereador Rudinei Lobo (Republicanos), autor do Projeto de Lei nº 280/2019, que institui no calendário oficial do município o Setembro Vermelho e a Semana de Prevenção das Doenças do Coração. O PL foi protocolado na secretaria de Câmara Municipal na última segunda-feira (7). A matéria passará pelas comissões permanentes antes de ser posta em votação no plenário.

De acordo com a proposta, no mês de setembro poderão ser realizadas divulgações, por meio de todas as formas de comunicação, conscientizando a população sobre os perigos das doenças cardíacas e sugerindo que as pessoas façam um check up do coração.

Ainda conforme a proposta, os profissionais e gestores da saúde poderão ser estimulados a participar das atividades, que incluem palestras educativas e simpósios, sempre enfatizando a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

“A propositura tem o objetivo de utilizar a prevenção como a ferramenta mais importante que temos quando se trata de saúde”, ressalta Rudinei. “Cerca de 350 mil mortes são registradas por ano no Brasil causadas pelos três maiores problemas no coração: infarto, insuficiência cardíaca e derrame, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)”, completa o parlamentar.

Em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de doenças cardíacas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a doença cardiovascular está entre as três principais causas de morte. E entre as maiores causas de doença cardiovascular estão tabagismo, hipertensão, estresse, colesterol alto, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, carga genética e excesso de peso.




Publicado em: 11 de outubro de 2019