Notícias

Notícias da Câmara



Willian agradece trabalho de mutirão pelo cadastramento social da Vila Soma

Visualize fotos

 

Vereador apresentou moção de congratulação destinada à direção da Faculdade Anhanguera de Sumaré, ao Instituto de Política Urbana e à coordenação da Ocupação

 

Os vereadores de Sumaré aprovaram moção de congratulação à direção da Faculdade Anhanguera de Sumaré, ao Instituto de Política Urbana e à Coordenação da Ocupação Vila Soma pelo cadastramento social das famílias da comunidade. A moção foi apresentada pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), e aprovada com 14 votos durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (17), no plenário da Câmara Municipal.

Neste mês de setembro, devido ao processo de regularização fundiária da Vila Soma, maior ocupação de moradia do Estado de São Paulo, dezenas de profissionais estiveram no futuro bairro de Sumaré para realizar o cadastro social das famílias que vivem na área ocupada. Assistentes sociais formadas e alunos do curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Sumaré e Campinas, além de voluntários, compuseram a equipe de apoio em parceria com a coordenação da Ocupação.

“Em um verdadeiro mutirão realizado em dias de muito calor, toda a comunidade foi mobilizada para o atendimento que se estendeu ao longo de 24 horas, das 10h às 22h, durante dois dias. Uma aula de organização social que resultou em cerca de 2 mil cadastros realizados por aproximadamente 150 profissionais. Mais uma vez, as famílias demonstram que seguem mobilizadas na luta pelo direito à moradia digna”, destaca Willian Souza.

O cadastramento social é considerado um passo histórico e importante no processo de regularização fundiária. Com ele, os técnicos farão o cruzamento de dados socioeconômicos das famílias, levantando dados precisos e fundamentais para a continuidade do trabalho. “De maneira exemplar, esse cadastro será concluído em um curtíssimo espaço de tempo, mostrando o empenho não só das famílias e da coordenação, mas também dos profissionais envolvidos no projeto”, conclui o vereador.

Em sua moção, o parlamentar ressalta a importância das pessoas envolvidas nesta etapa do processo e cita alguns nomes, como o do coordenador da Ocupação Vila Soma, Edson Gordiano; da professora Natália Alves Bueno, do curso de Serviço Social da Anhanguera; Marco Torres, representante da faculdade; Renato Goes, responsável pelo trabalho desenvolvido; e da assistente social Gislaine Bispo dos Santos, estes últimos integrantes do Instituto de Política Urbana.




Publicado em: 19 de setembro de 2019