PL apresentado pelo vereador sugere realização de atividades extracurriculares, como exposições durante as aulas, palestras, entrevistas e discussões em grupos
Sumaré poderá ter a “Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego”. A proposta consta em Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), protocolado na Secretaria da Câmara Municipal na última sexta-feira (6). Se aprovada, a “Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego” será realizada, anualmente, na última semana do mês de outubro.
De acordo com a propositura, o Poder Executivo poderá determinar à direção das escolas públicas municipais a realização de atividades extracurriculares, como exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis, destinadas à orientação profissional dos alunos devidamente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental.
As atividades têm como objetivo informar aos estudantes quais são as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso; esclarecer a respeito das atribuições e tarefas dessas profissões; apresentar e esclarecer dúvidas acerca da Lei 10.097/2.000, conhecida como Lei da Aprendizagem; esclarecer dúvidas sobre os contratos de aprendizagem; e informar sobre as agendas, associações profissionalizantes, programas, órgãos e/ou entidades que incentivam a contratação de menores aprendizes.
“A presente lei visa possibilitar aos jovens o acesso às orientações e esclarecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho. Os meios destas oportunidades são fatores determinantes nesta etapa da vida dos jovens adolescentes, o que pode contribuir de maneira a possibilitar o crescimento profissional”, destaca Dr. Sérgio Rosa.
Para alcançar os objetivos, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as demais secretarias municipais, poderá convidar profissionais de várias áreas para ministrarem palestras, discorrendo sobre as suas experiências profissionais, bem como realizar atividades pedagógicas em conjunto com os professores, alunos e demais convidados.
Na visão do parlamentar, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo devido às mudanças ocorridas na economia, nas redes sociais e na área tecnológica, sendo certo que, neste contexto, a escolha profissional consciente se constitui como um fator primordial para o sucesso em um cenário repleto de diversidades.
“A Lei da Aprendizagem veio como um importante salto para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, mas, por si só, não é capaz de encaminhá-los na busca pelo primeiro emprego. É preciso informá-los, esclarecê-los sobre os aspectos da lei, e, sobretudo, é preciso apresentar caminhos que possam facilitar esse contato entre aluno e empresa. Como os jovens podem compreender o trabalho para além do mero cumprimento de tarefas? Como escolher diante de um mercado tão complexo?
O vereador acredita que a “Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego” vai fortalecer o papel da escola na preparação do jovem para o mercado de trabalho, uma vez que poucos estabelecimentos de ensino atualmente possuem algum programa permanente de informação e capacitação de seus alunos.
Antes de ser levado para votação no plenário, o Projeto de Lei passará pelas comissões permanentes da Câmara de Sumaré.
Publicado em: 10 de setembro de 2019