Estudantes eleitos terão oportunidade de vivenciar o papel dos vereadores, com posse e exercício de mandato como parlamentares jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas no plenário da Câmara de Sumaré
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sumaré inicia, em setembro, o processo eleitoral para a formação do Parlamento Jovem 2020. A eleição vai escolher os novos 21 parlamentares jovens que vão assumir as vagas pelo período de um ano. Durante o “mandato”, os jovens eleitos participam de sessões ordinárias mensais no plenário da Câmara Municipal, onde poderão propor leis que serão debatidas, votadas e, caso sejam aprovadas, serão encaminhadas ao vereador padrinho, que poderá propor um Projeto de Lei para a cidade. Os parlamentares jovens ainda podem sugerir indicações, requerimentos e moções, além de participarem de cursos de formação.
O início das inscrições e da divulgação do projeto nas escolas da cidade começa nesta segunda-feira (2) e vai até o dia 18 de outubro. Até lá, a equipe da Escola do Legislativo vai percorrer 24 escolas estaduais e uma escola municipal, dialogando com mais de seis mil estudantes. Os formulários de inscrição para os alunos interessados estarão disponíveis com os diretores de cada escola após a visita da equipe da Câmara. No ano passado, 92 estudantes se inscreveram no projeto, superando os 38 registrados no ano anterior.
“O projeto vai para sua terceira edição e se fortaleceu como um importante espaço de formação para cidadania. A ideia é incentivar e dar oportunidade para que os jovens participem ativamente na construção de uma cidade e um país melhor, aprendendo como funciona a cidade e propondo ideias e soluções para os problemas. A boa aceitação do projeto é percebida na recepção e o apoio das direções nas escolas, mas sobretudo na participação dos alunos”, ressalta o presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudú Lima (PPS).
Todos os alunos do Ensino Médio podem votar, mas só podem se candidatar aqueles que estão cursando o 1º e o 2º ano. A divulgação dos candidatos inscritos e de seus números para a campanha eleitoral acontece no dia 21 de outubro. No dia seguinte, dá-se início ao período de campanha eleitoral. Esta etapa vai até o dia 5 de novembro, e os alunos podem votar em qualquer candidato, mesmo que seja de uma escola diferente.
As eleições nos colégios acontecem nos dias 6 e 7 de novembro, e a apuração dos votos e a divulgação dos eleitos, no dia 8 de novembro.
O programa oferece uma oportunidade para a juventude conquistar o espaço de representatividade e transformar em realidade todas as propostas e ideias que possui para as escolas, os bairros e o município como um todo.
Publicado em: 30 de agosto de 2019