PL do vereador Edgardo Cabral foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira
O Projeto de Lei de autoria do vereador Edgardo Cabral (Republicanos), que prioriza o atendimento às pessoas portadoras de diabetes nos casos da realização de exames médicos em jejum total, foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara, ocorrida na terça-feira (27). Para evitar quadros de hipoglicemia e possíveis complicações na saúde dos pacientes diabéticos, o projeto engloba todas as unidades municipais de saúde de Sumaré.
Segundo o PL, o atendimento prioritário aos portadores de diabetes acontecerá da forma como já ocorre com outros grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Para comprovar a presença da patologia, basta que o paciente apresente documento médico, atestando essa condição.
“Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa quase 7% da população. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações”, esclarece o vereador.
No projeto, o parlamentar justifica que fazer exames laboratoriais em que há coleta de sangue exige um tempo mínimo de jejum de 4 a 12 horas. Como, em várias ocasiões, o jejum total é uma solicitação indispensável para a execução de procedimentos médicos, é possível que seja desencadeado um quadro de hipoglicemia, caracterizado por um nível anormal de glicose no sangue, capaz de agravar a saúde dos portadores de diabetes.
De acordo com Edgardo Cabral, “a priorização no atendimento aos pacientes diabéticos contribuirá para que sejam observados os cuidados que eles devem tomar quando necessitarem de exames médicos que exijam jejum prolongado”.
Publicado em: 30 de agosto de 2019